PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO

1ª Edição

Autores

  • Francisco Jorge Gondim
  • Nicelli Naiane Pelaes Frank Alves
  • Edith Vieira Vanni Penhavel Marmos
  • Giovani Manenti
  • Marlene da Silva Miranda

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional. Formação Docente. Inovação Pedagógica. Gestão Escolar

Resumo

Vivenciamos uma era em que a educação, impulsionada pelas transformações tecnológicas e sociais, se encontra em constante reinvenção. Diante desse cenário, a presente obra reúne uma coletânea de artigos acadêmicos que dialogam com os desafios, as possibilidades e as inovações no contexto educacional contemporâneo. As reflexões aqui apresentadas convergem para um eixo comum: o papel das tecnologias digitais e das estratégias pedagógicas inovadoras no fortalecimento de uma prática educativa mais inclusiva, dinâmica e conectada à realidade dos estudantes do século XXI.

A diversidade de abordagens temáticas percorre desde a integração de imagens e multimídias nas salas de aula tecnológicas até a aplicação da inteligência artificial na educação a distância. Os estudos também exploram as potencialidades das tecnologias da informação e comunicação (TICs), os entraves enfrentados na formação docente e na gestão educacional, além da necessidade de repensar o papel do professor à luz das tendências educacionais emergentes, como a aprendizagem ativa, o ensino híbrido e a personalização do ensino.

O conjunto dos artigos apresenta uma análise crítica dos fatores que influenciam a adoção de tecnologias na educação, seja no âmbito da infraestrutura, da formação docente ou da gestão estratégica das instituições de ensino. Destacam-se, ainda, contribuições que enfatizam a importância de uma liderança educacional colaborativa, da análise de cenários com base em ferramentas como a matriz SWOT, e do desenvolvimento de políticas públicas comprometidas com a inclusão digital e a equidade educacional.

Esta obra se configura, portanto, como uma ferramenta de reflexão e apoio à prática docente e à gestão escolar, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação mais conectada com as demandas contemporâneas. Esperamos que os estudos aqui reunidos inspirem professores, gestores, pesquisadores e estudantes a repensar suas práticas, a valorizar o uso pedagógico das tecnologias e a construir ambientes educacionais mais inovadores, colaborativos e transformadores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-07-23

Como Citar

Gondim, F. J., Alves, N. N. P. F., Marmos, E. V. V. P., Manenti, G., & Miranda, M. da S. (2025). PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO: 1ª Edição . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 13–116. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/20424

Edição

Seção

E-books

Categorias