APRESENTAÇÃO
Resumo
Educar, cuidar e transformar: saberes em movimento na enfermagem obstétrica contemporânea
É com entusiasmo e orgulho que apresentamos a primeira edição especial da revista da Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica, resultado de uma trajetória formativa comprometida com a ciência, a humanização e o cuidado integral à mulher no ciclo gravídico-puerperal. Esta coletânea reúne os Trabalhos de Conclusão de Curso dos(as) enfermeiros(as) especialistas que, ao longo do percurso acadêmico, aprofundaram-se em temas emergentes, sensíveis e transformadores da prática obstétrica contemporânea.
Nesta edição, os artigos apresentados dialogam com os desafios e potencialidades do cuidado obstétrico em diferentes perspectivas: da teoria humanística à humanização do parto, da prevenção de complicações clínicas como a síndrome de HELLP e a hemorragia puerperal, ao olhar atento às dimensões emocionais do puerpério, como a depressão pós-parto e o baby blues. Corroborando ao contexto atual da saúde materna, os trabalhos evidenciam o quanto a escuta, o acolhimento e a atenção individualizada são estratégias indispensáveis ao exercício da enfermagem obstétrica.
Diante do supracitado, cabe mencionar que os temas abordados fortalecem a compreensão do parto como uma experiência subjetiva, social e politicamente situada. a Assistência obstétrica precisa ser pautada em evidências, mas também sensível às demandas emocionais, culturais e familiares das gestantes e puérperas. Vale destacar que o cuidado obstétrico de qualidade ultrapassa a técnica, ele requer empatia, presença e compromisso ético.
Os textos reunidos nesta coletânea reforçam a importância de práticas baseadas em evidências e sensibilidade clínica, ao mesmo tempo em que reivindicam a valorização do cuidado centrado na mulher. Em um cenário onde as políticas públicas de saúde materno-infantil ainda enfrentam desafios para garantir equidade, escuta e respeito, os artigos aqui presentes trazem contribuições significativas que podem repercutir tanto na assistência quanto na formação profissional.
Além disso, os temas abordados revelam o compromisso com a promoção da segurança da mulher e do recém-nascido, destacando a atuação do enfermeiro obstetra não apenas em hospitais, mas também em unidades básicas, serviços de atenção humanizada ao parto, consultórios de enfermagem e no acompanhamento das diferentes fases do ciclo gravídico-puerperal. Corroborando ao contexto normativo do cuidado, essa abrangência confere à especialidade um valor estratégico no fortalecimento das redes de atenção à saúde.
Cabe mencionar que esta edição especial também reforça o protagonismo da pesquisa na pós-graduação lato sensu, ao evidenciar como a construção científica pode emergir da vivência prática e dos dilemas éticos, emocionais e técnicos que atravessam a atuação cotidiana. É por meio da reflexão crítica sobre a prática que o cuidado se eleva à condição de ciência, gerando conhecimento socialmente aplicável e relevante.
Diante disso, é possível afirmar que esta produção científica se insere como ferramenta de transformação da realidade assistencial. Os trabalhos aqui publicados revelam a potência da enfermagem obstétrica no combate à violência obstétrica, na ampliação da participação paterna, no cuidado à mulher madura e na valorização da autonomia feminina nos processos reprodutivos. Em consonância ao supracitado, o cuidado obstétrico revela-se como campo de escuta e resistência.
Assim, esperamos que esta edição inspire profissionais, docentes, estudantes e gestores da saúde a (re)pensarem práticas, ampliarem olhares e consolidarem uma enfermagem obstétrica ética, sensível, competente e baseada em evidências. Que este número especial seja o primeiro de muitos, e que continue promovendo a difusão de saberes que cuidam com ciência, respeito e humanidade.
Prof. Ms. Enimar de Paula
Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Obstetrícia
Prof. Dr. Wanderson Alves Ribeiro
Docente da disciplina de Metodologia Científica da Pesquisa
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY