INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Joana Angélica Valério Casaes Must University
  • Aldemiro Dantas Mendes FICS
  • Aurelio Marcos dos Santos Nascimento Must University
  • Denizia Tavares Dias FAMA
  • Elisângela Javarini Must University
  • Raquel Frangillo Guedes Rodrigues Must University
  • Roberto Carlos Cipriani Must University
  • Sirlene Vieira de Souza Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20367

Palavras-chave:

Integração tecnológica. Práticas pedagógicas. Cultura digital. Formação docente. Educação pública.

Resumo

A integração das tecnologias digitais no cotidiano escolar é um desafio recorrente, atravessado por desigualdades estruturais, resistências culturais e limitações na formação docente. Este artigo discute criticamente como essa integração ocorre nas escolas públicas brasileiras, com base em uma análise de produções acadêmicas que abordam os usos pedagógicos das tecnologias, os entraves curriculares e as experiências inovadoras vinculadas a metodologias ativas. Utiliza-se abordagem qualitativa com revisão bibliográfica fundamentada em autores contemporâneos da educação e da tecnologia. A análise evidencia que, embora a presença de recursos digitais nas escolas tenha aumentado, sua articulação com as práticas pedagógicas continua frágil. O professor, como figura central no processo de mediação, muitas vezes atua sem formação adequada, tempo de planejamento ou apoio institucional. Por outro lado, experiências exitosas com aprendizagem móvel, metodologias colaborativas e projetos interdisciplinares demonstram que a tecnologia pode ser incorporada de modo ético, crítico e criativo. Conclui-se que integrar tecnologia à escola requer reorganizar currículos, valorizar a formação docente e assumir a cultura digital como dimensão formativa. A escola deve ser espaço de construção de cidadania digital crítica, garantindo inclusão, autoria e vínculos significativos com o mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Angélica Valério Casaes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Aldemiro Dantas Mendes, FICS

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Aurelio Marcos dos Santos Nascimento, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Denizia Tavares Dias, FAMA

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Faculdade da Amazônia (FAMA).

Elisângela Javarini, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Raquel Frangillo Guedes Rodrigues, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Roberto Carlos Cipriani, Must University

Doutorando em Ciências da Educação. Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Sirlene Vieira de Souza, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

 

Downloads

Publicado

2025-07-14

Como Citar

Casaes, J. A. V., Mendes, A. D., Nascimento, A. M. dos S., Dias, D. T., Javarini, E., Rodrigues, R. F. G., … Souza, S. V. de. (2025). INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1644–1652. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20367