A NEUROCIÊNCIA COMO BASE PARA A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO

Autores

  • Gilson Pereira de Sousa UNICESUMAR
  • Arthur Coradini Pin Must University
  • Edileuza Gomes de Souza FICS
  • Lilian de Souza e Silva Must University
  • Ludmilla Rayanne Santos de Sousa UEG
  • Marlene Justino de Jesus Wichan MUST
  • Quedina Barcellos Must University
  • Sabrina Anizio Lopes IFES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20364

Palavras-chave:

Neurociência. Personalização do ensino. Plasticidade cerebral. Tecnologias educacionais. Metodologias ativas.

Resumo

Este estudo investigou como os conhecimentos neurocientíficos sobre plasticidade cerebral podem ser aplicados para a personalização do ensino, com foco no uso de tecnologias educacionais e metodologias ativas. O problema central da pesquisa foi compreender de que maneira a neurociência pode contribuir para adaptar as metodologias de ensino às necessidades individuais dos alunos, favorecendo um processo de aprendizagem eficaz e inclusivo. O objetivo geral foi investigar como as descobertas sobre a plasticidade cerebral podem fundamentar a personalização do ensino, utilizando ferramentas tecnológicas. A metodologia adotada foi bibliográfica, com revisão de estudos e teorias que relacionam neurociência, metodologias ativas e tecnologias educacionais. O desenvolvimento do estudo abordou a neurociência como base para o ensino personalizado, destacando a importância da plasticidade cerebral, das metodologias ativas e do papel das tecnologias educacionais. As considerações finais apontaram que a combinação desses elementos pode potencializar o aprendizado, mas também ressaltaram a necessidade de estudos para aprofundar a aplicação dessas abordagens no cotidiano escolar. Concluiu-se que a personalização do ensino, apoiada pela neurociência e pelas tecnologias, oferece um caminho promissor para uma educação inclusiva e adaptada às necessidades cognitivas de cada aluno.

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Biografia do Autor

Gilson Pereira de Sousa, UNICESUMAR

Graduado em Design Musical. Universidade Cesumar (Unicesumar).

Arthur Coradini Pin, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Edileuza Gomes de Souza, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Lilian de Souza e Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Ludmilla Rayanne Santos de Sousa, UEG

Mestranda em Ensino de Ciências. Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Marlene Justino de Jesus Wichan, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Quedina Barcellos, Must University

]Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Sabrina Anizio Lopes, IFES

Mestranda em Tecnologias Sustentáveis. Instituto Federal do Espírito Santos (IFES).

 

 

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Publicado

2025-07-14

Como Citar

Sousa, G. P. de, Pin, A. C., Souza, E. G. de, Silva, L. de S. e, Sousa, L. R. S. de, Wichan, M. J. de J., … Lopes, S. A. (2025). A NEUROCIÊNCIA COMO BASE PARA A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1486–1495. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20364