ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS: A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO ALICERCE PEDAGÓGICO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20327Palavras-chave:
Aprendizagem significativa. Ensino Fundamental. Práticas pedagógicas.Resumo
Esse artigo buscou analisar, à luz da literatura educacional, os fundamentos e as possibilidades da aprendizagem significativa como proposta pedagógica para as séries finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, por meio da análise de livros, artigos científicos e produções acadêmicas publicadas nas principais bases da área da educação. Os resultados evidenciaram que, embora a aprendizagem significativa seja amplamente reconhecida por sua capacidade de potencializar o ensino, ainda enfrenta desafios para ser efetivada na prática docente, especialmente em função da formação limitada dos professores, da cultura escolar tradicional e da pressão das avaliações externas. Foram identificadas estratégias promissoras, como o uso de metodologias ativas, interdisciplinaridade, escuta sensível e protagonismo estudantil. Conclui-se que tornar o ensino mais significativo exige planejamento intencional, abertura para o diálogo e valorização do contexto dos estudantes, consolidando uma prática educativa mais humana, crítica e transformadora.
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