A GERAÇÃO TOUCH E A APRENDIZAGEM FRAGMENTADA

Autores

  • Flávia Maria Matos Santos dos Santos FICS
  • Allana Minelly Targino Silva Must University
  • Flávio de Paiva Maia UNIFAVENI
  • Gabriela Venâncio de Sousa Marques Must University
  • Maria Celma Araujo Ramos Must University
  • Natalia Araujo Dias
  • Paula Gabriella Ribeiro Dorigatti FUV
  • Rosiane Orige Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20317

Palavras-chave:

Geração digital. Metodologias ativas. Fluência digital. Leitura não linear. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Este estudo teve como tema a adaptação das práticas pedagógicas dos professores à geração digital, caracterizada pelo uso intenso de tecnologias digitais, e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. O problema central da pesquisa foi compreender como as novas formas de interação dos alunos com o conhecimento, como a aprendizagem fragmentada, a leitura não linear e a fluência digital, influenciam o trabalho dos educadores. O objetivo geral foi analisar as possibilidades e os impactos das tecnologias digitais no ensino, considerando a adaptação dos professores a essa nova realidade. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura sobre as características da geração digital e as metodologias pedagógicas relacionadas. O desenvolvimento do estudo envolveu a análise de como as metodologias ativas e a fluência digital podem ser integradas ao processo educativo, considerando as especificidades dessa geração. As considerações finais destacaram que os professores precisam se adaptar às mudanças, integrando as tecnologias de maneira crítica e eficaz, promovendo uma aprendizagem interativa e fluida. Foram apontadas também a importância de formação contínua para os educadores e a necessidade de estudos sobre a implementação das tecnologias no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Maria Matos Santos dos Santos, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Allana Minelly Targino Silva, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Flávio de Paiva Maia, UNIFAVENI

Mestre em Administração. Centro Universitário Faveni (Unifaveni).

Gabriela Venâncio de Sousa Marques, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Maria Celma Araujo Ramos, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Natalia Araujo Dias

Bacharela em Química. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Paula Gabriella Ribeiro Dorigatti, FUV

Mestranda em Ciências das Religiões. Faculdade Unida de Vitória (FUV).

Rosiane Orige, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-07-08

Como Citar

Santos, F. M. M. S. dos, Silva, A. M. T., Maia, F. de P., Marques, G. V. de S., Ramos, M. C. A., Dias, N. A., … Orige, R. (2025). A GERAÇÃO TOUCH E A APRENDIZAGEM FRAGMENTADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 796–803. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20317