A GERAÇÃO TOUCH E A APRENDIZAGEM FRAGMENTADA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20317Palavras-chave:
Geração digital. Metodologias ativas. Fluência digital. Leitura não linear. Ensino-aprendizagem.Resumo
Este estudo teve como tema a adaptação das práticas pedagógicas dos professores à geração digital, caracterizada pelo uso intenso de tecnologias digitais, e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. O problema central da pesquisa foi compreender como as novas formas de interação dos alunos com o conhecimento, como a aprendizagem fragmentada, a leitura não linear e a fluência digital, influenciam o trabalho dos educadores. O objetivo geral foi analisar as possibilidades e os impactos das tecnologias digitais no ensino, considerando a adaptação dos professores a essa nova realidade. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura sobre as características da geração digital e as metodologias pedagógicas relacionadas. O desenvolvimento do estudo envolveu a análise de como as metodologias ativas e a fluência digital podem ser integradas ao processo educativo, considerando as especificidades dessa geração. As considerações finais destacaram que os professores precisam se adaptar às mudanças, integrando as tecnologias de maneira crítica e eficaz, promovendo uma aprendizagem interativa e fluida. Foram apontadas também a importância de formação contínua para os educadores e a necessidade de estudos sobre a implementação das tecnologias no ambiente escolar.
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