EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIA, ENSINO REMOTO E HUMANIZAÇÃO NO PÓS-PANDEMIA

Autores

  •  Gisele Brandelero Bergamin Veni Creator Christian University
  • Elisandra Paludo Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20244

Palavras-chave:

Educação. Tecnologia. Aprendizagem remota. Educação híbrida. Transformação digital. Bem-estar emocional. Inclusão. Inteligência artificial. Exposição à tela. Desafios educacionais.

Resumo

Pensar a pandemia transcende a mera adaptação tecnológica ao ensino remoto e adentra dimensões mais profundas da experiência educacional. O distanciamento imposto pelo contexto pandêmico impactou significativamente não apenas a aquisição de conhecimento, mas também o bem-estar emocional dos estudantes. A interação presencial, fundamental para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo, foi abruptamente substituída por ambientes digitais que, embora tenham proporcionado acesso ampliado a conteúdos educacionais, revelaram desafios estruturais e pedagógicos. A transição para o ensino remoto escancarou desigualdades preexistentes, sobretudo no que tange ao acesso à tecnologia e à internet. Muitos alunos de contextos vulneráveis enfrentaram dificuldades para acompanhar as atividades escolares, enquanto professores foram compelidos a adquirir novas competências digitais em curto espaço de tempo. A aprendizagem não se limita ao conteúdo curricular; ela envolve aspectos sociais e emocionais que se manifestam na convivência escolar, na interação com colegas e professores e na construção de uma comunidade de apoio. O modelo híbrido emerge como uma possibilidade viável para o futuro da educação, equilibrando a flexibilidade proporcionada pelo ensino remoto com a insubstituível vivência presencial. No entanto, a implementação desse modelo requer planejamento pedagógico adequado, formação docente continuada e infraestrutura apropriada. Ademais, é imperativo considerar o impacto do uso [1]excessivo de tecnologias na infância e adolescência, pois estudos indicam correlação entre a exposição prolongada às telas e o aumento de transtornos como ansiedade e depressão. A pandemia evidenciou a necessidade de uma educação humanizada, que reconheça o estudante em sua totalidade, contemplando suas dimensões biopsicossociais. A valorização do trabalho docente, a inclusão escolar e o fortalecimento das relações interpessoais no ambiente educativo tornam-se questões prioritárias. Em consonância com as reflexões de Castells e Lévy, vivemos em uma era de sobrecarga informacional, exigindo das instituições de ensino um papel ativo na formação de sujeitos críticos e autônomos. O aprendizado não pode se restringir à absorção passiva de informações, mas deve ser orientado pela reflexão, pelo discernimento e pela interação significativa entre educadores e educandos. A experiência pandêmica trouxe desafios inéditos, mas também revelou potencialidades transformadoras para a educação. O futuro do ensino requer a síntese equilibrada entre inovação tecnológica e humanização do ambiente escolar, visando a formação de indivíduos preparados não apenas para o mercado de trabalho, mas para uma vida cidadã, participativa e reflexiva.

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Biografia do Autor

 Gisele Brandelero Bergamin, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação, pela Veni Creator Christian University; Graduada em História pela UNOESC- Xanxerê, Licenciada  em Geografia pelo Centro Universitário Faveni; Pós-Graduada em Ciências Sociais: História e Geografia pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai -IDEAU; Gestora da EEB Professor Luiz Sanches Bezerra da Trindade.

Elisandra Paludo, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University Graduada em Matemática pela UnoChapecó, pós-graduada em Metodologia do ensino e da pesquisa em matemática e física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Castro Alves e MBA em Gestão de Pessoas pela CEMAP UNOPAR, professora/ Técnica da Coordenadoria Regional de Educação de Seara.

Maria Pricila Miranda dos Santos, UFPE

Doutora e mestre em geografia pela UFPE.

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

Bergamin, GiseleB., Paludo, E., & Santos, M. P. M. dos. (2025). EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIA, ENSINO REMOTO E HUMANIZAÇÃO NO PÓS-PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 740–750. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20244