DEPRESSÃO PÓS-PARTO: A IMPORTÂNCIA DA DETECÇÃO PRECOCE E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Giovanna Simionato Tufenkdgian Mateus Universidade Iguaçu
  • Monique Roberta Meireles Soares de Morais Universidade Iguaçu
  • Paula Andreza da Silva Leite de Paula Universidade Iguaçu
  • Enimar de Paula Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v2i02.20141

Palavras-chave:

Depressão Pós-parto. Detecção Precoce. Enfermagem Obstétrica.

Resumo

Introdução: Depressão pós-parto é uma condição de saúde mental que pode ocorrer após o nascimento de um bebê, caracterizando-se por sentimentos avassaladores de tristeza, ansiedade e exaustão que interferem na capacidade da mãe de cuidar de si e de seu filho, detectar precocemente a depressão pós-parto pode mitigar seus efeitos potencialmente debilitantes através de intervenções eficazes e oportunas, pois, quando não tratada, a depressão pós-parto pode ter implicações não apenas para o bem-estar da mãe, mas também para o desenvolvimento emocional e cognitivo do bebê. Objetivo: Analisar a importância do diagnóstico precoce da depressão pós-parto e o impacto das ações da enfermagem no manejo e suporte às mães no período pós-natal. Metodologia: Este artigo caracteriza-se como uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa. Análise e discussão dos resultados: Após a leitura dos artigos selecionados, três categorias temáticas emergiram: triagem e identificação precoce da depressão pós-parto, intervenções de enfermagem no suporte emocional à puérpera e cuidados contínuos e acompanhamento pós-natal, essas categorias refletem as principais abordagens discutidas nos estudos analisados e permitem compreender, de forma estruturada, o papel da enfermagem na detecção precoce e no cuidado eficaz às mulheres acometidas por essa condição no período pós-parto. Conclusão: Através da análise dos estudos e das práticas discutidas, foi possível concluir que as intervenções de enfermagem são fundamentais na detecção precoce da depressão pós-parto e no suporte contínuo à puérpera, proporcionando uma assistência integral, garantindo que as mulheres recebam o apoio necessário para enfrentar os desafios dessa fase.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Simionato Tufenkdgian Mateus, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Pós-graduanda em Enfermagem em Obstetrícia pela Universidade Iguaçu.

Monique Roberta Meireles Soares de Morais, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Pós-graduanda em Enfermagem em Obstetrícia pela Universidade Iguaçu.

Paula Andreza da Silva Leite de Paula, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Pós-graduanda em Enfermagem em Obstetrícia pela Universidade Iguaçu.

Enimar de Paula, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre em Saúde Materno-Infantil Faculdade de Medicina - Universidade Federal Fluminense – UFF. Docente do curso de Graduação em Enfermagem da UNIG. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Obstetrícia da Universidade Iguaçu. 

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-doutorando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF; Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e Pós-graduação em Enfermagem em Obstetrícia.

Downloads

Publicado

2025-07-17

Como Citar

Mateus, G. S. T., Morais, M. R. M. S. de, Paula, P. A. da S. L. de, Paula, E. de, & Ribeiro, W. A. (2025). DEPRESSÃO PÓS-PARTO: A IMPORTÂNCIA DA DETECÇÃO PRECOCE E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 2(02), 174–189. https://doi.org/10.51891/rease.v2i02.20141