O ENFERMEIRO FRENTE À HUMANIZAÇÃO NO TRABALHO DE PARTO

Autores

  • Adeísa da Silva Ribeiro Universidade Iguaçu
  • Rebeca Daiane Thome Cunha Universidade Iguaçu
  • Vivian Olandim do Nascimento Universidade Iguaçu
  • Enimar de Paula Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v2i02.20139

Palavras-chave:

Parto Humanizado; Enfermagem Obstétrica; Humanização

Resumo

Introdução: A humanização do parto é um modelo de assistência que prioriza o respeito, a autonomia e o protagonismo da mulher durante o processo de nascimento, essa abordagem valoriza a escuta, o acolhimento e o vínculo entre profissional e parturiente, o objetivo é garantir um parto seguro, digno e baseado em evidências científicas, trata-se de um cuidado centrado na mulher e em suas necessidades individuais. Objetivo: Analisar a atuação do enfermeiro frente à humanização no parto. Metodologia: Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão de literatura com abordagem qualitativa, voltada à análise de publicações científicas que discutem a atuação do enfermeiro na promoção da humanização durante o trabalho de parto. Analise e discussão dos resultados: A partir da análise do material selecionado, estruturaram-se três categorias que orientam a discussão deste trabalho: Atuação do enfermeiro na assistência ao parto e seus fundamentos humanísticos, Barreiras enfrentadas na implementação de práticas humanizadas nos serviços de saúde, e Estratégias utilizadas pelos enfermeiros para promover o protagonismo da mulher e a humanização do cuidado durante o trabalho de parto. Conclusão: Conclui-se que a atuação do enfermeiro na humanização do trabalho de parto é essencial para promover um cuidado centrado na mulher, que respeita sua autonomia e singularidade, a valorização do protagonismo feminino contribui para uma experiência de parto mais segura, acolhedora e satisfatória, fortalecendo o vínculo entre profissional e parturiente, tal abordagem reflete o avanço na qualidade da assistência obstétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adeísa da Silva Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Pós-graduanda em Enfermagem em Obstetrícia pela Universidade Iguaçu.

Rebeca Daiane Thome Cunha, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Pós-graduanda em Enfermagem em Obstetrícia pela Universidade Iguaçu.

Vivian Olandim do Nascimento, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Pós-graduanda em Enfermagem em Obstetrícia pela Universidade Iguaçu.

Enimar de Paula, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre em Saúde Materno-Infantil Faculdade de Medicina - Universidade Federal Fluminense UFF. Docente do curso de Graduação em Enfermagem da UNIG. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Obstetrícia da Universidade Iguaçu.

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-doutorando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF; Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e Pós-graduação em Enfermagem em Obstetrícia.

 

Downloads

Publicado

2025-07-17

Como Citar

Ribeiro, A. da S., Cunha, R. D. T., Nascimento, V. O. do, Paula, E. de, & Ribeiro, W. A. (2025). O ENFERMEIRO FRENTE À HUMANIZAÇÃO NO TRABALHO DE PARTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 2(02), 13–24. https://doi.org/10.51891/rease.v2i02.20139