INCLUSÃO E EQUIDADE

Autores

  • Gisela Paula Faitanin Boechat FICS
  • Adriana Braun Dias FICS
  • Andreia Silva Amorim de Queiroz MUST
  • Nazaré das Chagas Oliveira Neta Must University
  • Priscilla de Jesus Leão Torres Oliveira FICS
  • Renata Torres Carvalho Ivy Enber Christian University
  • Renata Torres Carvalho Ivy Enber Christian University
  • Sirleide Sofia Dourado MUST
  • Viviane Maciel da Silva Jaques EMESCAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20134

Palavras-chave:

Educação a Distância. Inclusão. Equidade. Tecnologias Digitais. Políticas Públicas.

Resumo

Este estudo investigou como a Educação a Distância (EAD), mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), pode promover a inclusão e a equidade no ensino. A pergunta central foi: como a EAD pode contribuir para a inclusão e a equidade, especialmente por meio das TDICs? O objetivo geral foi analisar o potencial da EAD para a inclusão educacional, considerando as possibilidades oferecidas pelas tecnologias digitais. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, baseada na análise de obras, artigos e estudos sobre EAD, inclusão e o uso das TDICs. O desenvolvimento abordou a flexibilidade da EAD como ferramenta para a personalização do ensino, a importância das TDICs na adaptação do conteúdo às necessidades dos alunos e o papel das políticas públicas na garantia da inclusão e equidade. As considerações finais destacaram que, apesar das vantagens, ainda existem desafios, como a falta de infraestrutura e a necessidade de maior capacitação docente. A pesquisa concluiu que a EAD tem grande potencial para promover a inclusão e equidade, mas necessita de investimentos e práticas pedagógicas adequadas para ser inclusiva.

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Biografia do Autor

Gisela Paula Faitanin Boechat, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Adriana Braun Dias, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Andreia Silva Amorim de Queiroz, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Nazaré das Chagas Oliveira Neta, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Priscilla de Jesus Leão Torres Oliveira, FICS

Mestranda em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Renata Torres Carvalho, Ivy Enber Christian University

Mestranda em Ciências da Educação Ivy Enber Christian University.

Renata Torres Carvalho, Ivy Enber Christian University

Mestranda em Ciências da Educação Ivy Enber Christian University.

Sirleide Sofia Dourado, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Viviane Maciel da Silva Jaques, EMESCAM

Especialista em Neuropsicologia e Reabilitação Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM).

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Publicado

2025-06-24

Como Citar

Boechat, G. P. F., Dias, A. B., Queiroz, A. S. A. de, Oliveira Neta, N. das C., Oliveira, P. de J. L. T., Carvalho, R. T., … Jaques, V. M. da S. (2025). INCLUSÃO E EQUIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4936–4943. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20134