PESQUISAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO

6ª Edição

Autores

  • Shirleidy de Sousa Freire
  • Haroldo Nascimento da Cruz
  • Marcos Vinícius Barros de Oliveira
  • Luciana Monteiro dos Santos
  • Adna Caetano e Silva Moreira

Palavras-chave:

Inovação. Educação. Ciência.

Resumo

Esta obra reúne uma coletânea de pesquisas acadêmicas que refletem sobre diferentes dimensões da educação global em diálogo com contextos históricos, sociais, tecnológicos e culturais. Cada capítulo propõe uma análise crítica e fundamentada sobre aspectos essenciais da prática educacional contemporânea, oferecendo ao leitor uma visão ampla das múltiplas camadas que compõem o processo de ensino e aprendizagem.

No primeiro capítulo, “O Português no Brasil: a gramática como instrumento de ampliação das políticas da colonização portuguesa no território brasileiro durante o período colonial”, somos levados a compreender como a língua foi usada como ferramenta de dominação, institucionalização e homogeneização cultural na formação da identidade linguística brasileira.

No segundo capítulo, os autores exploram os desafios e as oportunidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com ênfase em três eixos fundamentais: evasão escolar, formação continuada docente e metodologias ativas no ensino de ciências. A partir de uma pesquisa bibliográfica atualizada, discute-se a necessidade de políticas públicas mais eficazes e práticas pedagógicas sensíveis à realidade desses sujeitos.

O terceiro capítulo, por sua vez, trata da “Educação na Era Digital”, destacando o potencial das mídias e da linguagem visual no processo educativo. A autora propõe um ensino mais dinâmico, acessível e alinhado às habilidades do século XXI, reforçando o papel da literacia digital como competência essencial.

Na sequência, o quarto capítulo analisa as transformações da educação na contemporaneidade diante da nova geração de estudantes. A partir do conceito de “modernidade líquida” de Bauman, é discutida a necessidade de uma abordagem mais flexível, centrada no aluno e em consonância com os desafios trazidos pela sociedade digital.

O quinto capítulo aborda as relações entre gestão escolar e corpo docente, evidenciando como o relacionamento interpessoal e a valorização da autoestima do professor impactam diretamente no ambiente escolar e na qualidade do ensino. A gestão democrática e participativa surge como um caminho promissor para o fortalecimento da prática docente.

O sexto capítulo investiga as limitações espaciais para a prática da Educação Física escolar. A partir de um estudo de caso na cidade de Manaus, os autores discutem os impactos da ausência de infraestrutura adequada e propõem alternativas viáveis para assegurar o direito à educação física de qualidade.

O sétimo capítulo investiga linguagem digital e multiletramentos, especialmente com as novas formas de ler e escrever no século XXI, além disso, analisa como os multiletramentos estão sendo abordados no ensino de língua portuguesa frente às transformações da cultura digital. A pesquisa defende a integração crítica das linguagens digitais ao currículo, valorizando as experiências comunicativas dos estudantes e promovendo um ensino mais atual e significativo.

Esta obra busca, portanto, contribuir para o debate educacional atual, oferecendo análises teóricas e práticas que possam inspirar gestores, professores, pesquisadores e estudantes na construção de uma educação mais crítica, inclusiva e transformadora.

A presente coletânea reafirma a complexidade dos desafios enfrentados pela educação brasileira, ao mesmo tempo em que aponta caminhos possíveis para sua transformação. Dos processos históricos de colonização linguística à reconfiguração das práticas pedagógicas diante da era digital, passando pela valorização do docente e pela inclusão de jovens e adultos, cada texto revela a urgência de repensarmos o papel da escola, da linguagem, do espaço e das metodologias na formação de sujeitos autônomos e conscientes.

A diversidade temática apresentada não apenas amplia o repertório acadêmico, como também convida à ação: repensar, reconstruir e inovar. Esperamos que estes estudos inspirem reflexões, debates e motivem práticas que contribuam para uma educação cada vez mais democrática, equitativa e alinhada com as exigências do nosso tempo.

Boa leitura!

 

 

 

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Publicado

2025-06-27

Como Citar

Freire, S. de S., Cruz, H. N. da, Oliveira, M. V. B. de, Santos, L. M. dos, & Moreira, A. C. e S. (2025). PESQUISAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO: 6ª Edição. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 14–163. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/20076

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Seção

E-books

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