INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A APRENDIZAGEM ACESSÍVEL

Autores

  • Maria Angélica Dornelles Dias UFPel
  • Gilcélia Teles Viana Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Maria de Jesus da Penha Franquis Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Claudeane Linhares Moisés Must University
  • Gislaine dos Santos Caires Mattos Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20035

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Inovações Tecnológicas. Aprendizagem Acessível.

Resumo

Este artigo averígua as novas tecnologias na educação inclusiva, discutindo os desafios e as oportunidades que existem para facilitar uma aprendizagem que seja acessível a todos. A pesquisa foi conduzida através de uma revisão detalhada da literatura, que examinou diferentes tecnologias assistivas e suas utilizações em ambientes de ensino. Os achados mostram que, embora as inovações tecnológicas proporcionem ferramentas importantes para integrar alunos com deficiência, ainda existem obstáculos significativos, como a ausência de formação adequada para os professores e a resistência a modificar as abordagens pedagógicas. As conclusões finais apontam que, para maximizar os benefícios das tecnologias na educação inclusiva, é importante fomentar uma conversa permanente entre educadores, administradores e especialistas em tecnologia, além de assegurar investimento em políticas públicas que promovam a formação e a capacitação dos educadores. Este estudo realça a necessidade de uma abordagem colaborativa e integrada para garantir que as inovações tecnológicas sejam implementadas de maneira eficaz e utilizadas para atender às necessidades de todos os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angélica Dornelles Dias, UFPel

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Gilcélia Teles Viana, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciencias da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Maria de Jesus da Penha Franquis, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Claudeane Linhares Moisés, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Gislaine dos Santos Caires Mattos, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Downloads

Publicado

2025-06-23

Como Citar

Dias, M. A. D., Viana, G. T., Franquis, M. de J. da P., Moisés, C. L., & Mattos, G. dos S. C. (2025). INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A APRENDIZAGEM ACESSÍVEL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4389–4403. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20035