INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A APRENDIZAGEM ACESSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20035Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Inovações Tecnológicas. Aprendizagem Acessível.Resumo
Este artigo averígua as novas tecnologias na educação inclusiva, discutindo os desafios e as oportunidades que existem para facilitar uma aprendizagem que seja acessível a todos. A pesquisa foi conduzida através de uma revisão detalhada da literatura, que examinou diferentes tecnologias assistivas e suas utilizações em ambientes de ensino. Os achados mostram que, embora as inovações tecnológicas proporcionem ferramentas importantes para integrar alunos com deficiência, ainda existem obstáculos significativos, como a ausência de formação adequada para os professores e a resistência a modificar as abordagens pedagógicas. As conclusões finais apontam que, para maximizar os benefícios das tecnologias na educação inclusiva, é importante fomentar uma conversa permanente entre educadores, administradores e especialistas em tecnologia, além de assegurar investimento em políticas públicas que promovam a formação e a capacitação dos educadores. Este estudo realça a necessidade de uma abordagem colaborativa e integrada para garantir que as inovações tecnológicas sejam implementadas de maneira eficaz e utilizadas para atender às necessidades de todos os estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY