COMPORTAMENTO DAS INTERNAÇÕES POR QUEDAS E DA TAXA DE LETALIDADE HOSPITALAR EM IDOSOS NA BAHIA – BRASIL

Autores

  • Antônio Luiz Vicente da Silva Filho Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia
  • Saádia Brito Santos Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia
  • Marília Caixeta de Araujo Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20026

Palavras-chave:

Idoso. Acidentes por quedas. Sistemas de Informações em Saúde.

Resumo

Esse artigo buscou avaliar o comportamento das internações por quedas e da taxa de letalidade hospitalar em idosos na Bahia. Trata-se de estudo descritivo usando dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde de pacientes com 60 anos ou mais que foram internados entre 2011 e 2023. O número de internações e de óbitos e a taxa de letalidade hospitalar foram obtidos por ano e faixa etária. 80.502 internações por quedas foram registradas na Bahia, com aumento de 3.759% na taxa de internações para todas as faixas etárias. A maioria das internações ocorreram em idosos do sexo feminino, de 60 a 69anos, com raça/cor da pele parda, na macrorregião Leste, em instituições públicas, para atendimentos de urgência e para queda de outro nível. Dessas internações, 4.041 resultaram em óbitos, com maior proporção (50,3%) e maior crescimento (2.400%) na faixa etária de 80 anos ou mais. A taxa de letalidade hospitalar reduziu 53% para todas as faixas etárias. O aumento do número de internações por quedas na Bahia acompanha o aumento da população idosa no estado. Apesar da redução da letalidade hospitalar em uma internação por queda, o desfecho óbito aumentou para a população acima de 80 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Luiz Vicente da Silva Filho, Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia

Discente do curso de Fisioterapia. Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (UnesulBahia).

Saádia Brito Santos, Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia

Discente do curso de Fisioterapia. Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (UnesulBahia).

Marília Caixeta de Araujo, Universidade Federal do Sul da Bahia

Mestre em Saúde, Ambiente e Biodiversidade pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) Docente do curso de Fisioterapia, Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (UnesulBahia).

Downloads

Publicado

2025-06-20

Como Citar

Silva Filho, A. L. V. da, Santos, S. B., & Araujo, M. C. de. (2025). COMPORTAMENTO DAS INTERNAÇÕES POR QUEDAS E DA TAXA DE LETALIDADE HOSPITALAR EM IDOSOS NA BAHIA – BRASIL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4150–4160. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20026