O PROCESSO DE USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CAMPO DE ATUAÇÃO DO DIREITO - JUDICIÁRIO

Autores

  • Wanderley Almeida de Menezes Sobrinho CEULM/ULBRA
  • Claudia Maria Nobre Lisboa CEULM/ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19995

Palavras-chave:

Agilidade. Artificial. Direito. Eficiência. Inteligência.

Resumo

O estudo em sua abordagem possui foco temático no processo de uso da inteligência artificial no campo de atuação do direito. Por problema de pesquisa: O estudo abordou a problemática de pesquisa que busca elucidar a seguinte questão norteadora, como na atualidade do processo da tecnologia ocorre o uso da inteligência artificial no campo de atuação das áreas correspondentes ao direito? Justificativa: Este estudo teve como justificativa abordar que uma das principais vantagens da inteligência artificial na advocacia é o aumento da eficiência, assim, ao campo acadêmico se faz de relevância e necessário apresentar a conceituação da inteligência artificial – IA na atualidade, a classificar o uso da inteligência artificial no direito para realizar suas tarefas e as formas de atuação da inteligência artificial dentro do direito moderno. Objetivos: Objetivou-se nesta pesquisa analisar o uso da inteligência artificial no direito, assim, conhecer e entender como estes sistemas tecnológicos em curso funcionam na prática de atuação. Método: A metodologia utilizada compreendeu revisão bibliográfica exploratória qualitativa sobre o tema. Discussão: O uso da inteligência artificial no campo do Direito, evidencia eficiência e a agilidade processual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderley Almeida de Menezes Sobrinho, CEULM/ULBRA

Acadêmico do Curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Manaus – CEULM/ULBRA/Manaus-AM. 

Claudia Maria Nobre Lisboa, CEULM/ULBRA

Orientadora da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. Centro Universitário Luterano de Manaus – CEULM/ULBRA/Manaus-AM.

Downloads

Publicado

2025-06-16

Como Citar

Sobrinho, W. A. de M., & Lisboa, C. M. N. (2025). O PROCESSO DE USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CAMPO DE ATUAÇÃO DO DIREITO - JUDICIÁRIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 2983–3003. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19995