PROTAGONISMO DO ENFERMEIRO NA CONSULTA DE PRÉ-NATAL COM GESTANTES DE BAIXA ESCOLARIDADE

Autores

  • Karollaine Barbosa Fontes Miranda Universidade Iguaçu
  • Dayane de Castro Bernardo Universidade Iguaçu
  • Felipe de Castro Felicio Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v2i01.19994

Palavras-chave:

Pré- natal. Cuidados de Enfermagem. Fatores de risco.

Resumo

Esse artigo buscou investigar a importância do acesso ao pré-natal de qualidade para garantir a saúde da gestante e do bebê, destacando o enfermeiro como o protagonista na consulta de pré-natal, atuando com uma abordagem humanizada, preventiva, educativa, centrada na promoção da saúde, com foco nas parturientes de baixa escolaridade. Este estudo ressalta a importância do enfermeiro como um elo fundamental, promovendo saúde materna de forma individualizada e respeitosa. A pesquisa foi fundamentada em uma revisão integrativa, com a análise da atuação do enfermeiro na consulta ao pré-natal. Foram avaliados 7 artigos científicos publicados entre 2020 e 2025, Analisando a imprescindível atuação do enfermeiro nas consultas de pré-natal, considerando os desafios e as barreiras enfrentadas por essas mulheres, no acesso e na compreensão do processo gestacional. A consulta de pré- natal foi identificada como uma ação estratégica e necessária para a identificação precoce de riscos e complicações, garantindo uma assistência integral e eficaz à saúde da gestante e do bebê. Conclui-se que o enfermeiro vai além da técnica, envolvendo apoio emocional, educação e uma escuta qualificada para um parto seguro. Dessa forma, é preciso garantir acesso facilitado aos serviços de saúde, informações compreensíveis, além de investir na formação contínua para o enfermeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karollaine Barbosa Fontes Miranda, Universidade Iguaçu

Discente, Universidade Iguaçu- UNIG.  

Dayane de Castro Bernardo, Universidade Iguaçu

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -UNIRIO/ Especialista em Oncologia pela UERJ/ Bacharel em Enfermagem pela UNIRIO. Docente da Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu - UNIG.

Felipe de Castro Felicio, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Especialista em Saúde da Família pela UERJ. Urgência e Emergência pela UNINTER. Enfermagem Obstétrica pela FABA. Enfermagem do Trabalho pela UNINTER. MBA Executivo em Gestão em Saúde pela UCAM. Mestre em Ciências Médicas pela UFF.

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre e Doutor em ciências do cuidado em saúde pela PACCS/UFF. Docente na graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu- UNIG.

 

 

Downloads

Publicado

2025-07-03

Como Citar

Miranda, K. B. F., Bernardo, D. de C., Felicio, F. de C., & Ribeiro, W. A. (2025). PROTAGONISMO DO ENFERMEIRO NA CONSULTA DE PRÉ-NATAL COM GESTANTES DE BAIXA ESCOLARIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 2(01), 235–248. https://doi.org/10.51891/rease.v2i01.19994