DESAFIOS DA HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS

Autores

  • Danielle Nobre Peres Universidade Iguaçu
  • Ana Lucia Nobre Corrêa Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu
  • Felipe de Castro Felicio Universidade Iguaçu
  • Fernanda Cardoso Corrêa Póvoa Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v2i01.19978

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem. Cuidados Paliativos. Desafios.

Resumo

Os cuidados paliativos são uma abordagem essencial para pacientes com doenças graves e sem cura, visando o alívio da dor, controle dos sintomas e suporte emocional, psicológico e espiritual para pacientes e suas famílias. Apesar da grande importância, sua implementação ocorre frequentemente de forma tardia, devido à falta de conscientização, escassez de recursos humanos e formação limitada dos profissionais. Este artigo revisa a literatura qualitativa e descritiva, com o objetivo de analisar desafios da humanização na assistência de enfermagem em cuidados paliativos, e identificar estratégias que promovam cuidado integral e centrado no paciente. Resultados mostram que a humanização enfrenta obstáculos como estrutura insuficiente, recursos limitados e desgaste emocional dos profissionais, que frequentemente não recebem suporte institucional, aumentando o risco de burnout. Dificuldades na comunicação e dilemas éticos comprometem o vínculo entre equipe, paciente e familiares. A falta de formação específica prejudica a prática humanizada. Contudo, quando aplicada, a humanização melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes e familiares. Conclui-se que investir em capacitação, suporte emocional e políticas institucionais é essencial para fortalecer assistência ética, integral e centrada no ser humano, garantindo dignidade, conforto e respeito até o final da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Nobre Peres, Universidade Iguaçu

Discente. Universidade Iguaçu. 

Ana Lucia Nobre Corrêa, Universidade Iguaçu

Discente. Universidade Iguaçu.

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro; Mestre, Doutor e Pós-doutorando em Ciências do Cuidado em Saúde pelo PACCAS/Universidade Federal Fluminense (UFF); Docente na graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Felipe de Castro Felicio, Universidade Iguaçu

Enfermeiro Especialista em Saúde da Família pela UERJ / Urgência e Emergência pela UNINTER / Enfermagem Obstétrica pela FABA / Enfermagem do Trabalho pela UNINTER/ MBA Executivo em Gestão em Saúde pela UCAM / Mestre em Ciências Médicas pela UFF. 

Fernanda Cardoso Corrêa Póvoa, Universidade Iguaçu

Orientadora. Especialista em administração hospitalar na Universidade São Camilo, especialista em saúde da família pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em docência do ensino superior. Mestre em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2025-07-03

Como Citar

Peres, D. N., Corrêa, A. L. N., Ribeiro, W. A., Felicio, F. de C., & Póvoa, F. C. C. (2025). DESAFIOS DA HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 2(01), 262–277. https://doi.org/10.51891/rease.v2i01.19978