ENGAJAMENTO PROATIVO DO ENFERMEIRO FRENTE AO CÂNCER DO COLO UTERINO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Barbara Luiza Nascimento Universidade Iguaçu
  • Cristiane da Cruz Pereira Ramos Universidade Iguaçu
  • Daiana Norte Souza Universidade Iguaçu
  • Regineide Pereira Ribeiro Universidade Iguaçu
  • Felipe de Castro Felicio Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v2i01.19971

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Enfermagem. Mulher Adulta. Neoplasias do Colo Uterino. Prevenção e Controle.

Resumo

O artigo analisa o engajamento dos enfermeiros na promoção, prevenção e tratamento do câncer de colo de útero na Atenção Primária à Saúde, por meio de revisão integrativa da literatura científica. Fundamentado na Constituição Federal de 1988, destaca a saúde como direito de todos e dever do Estado, com foco em políticas públicas voltadas à saúde da mulher, como o PAISM e o PNAISM. O estudo objetiva identificar estratégias de engajamento proativo dos enfermeiros, examinar o impacto de suas ações na detecção precoce, avaliar a adesão aos programas e investigar barreiras enfrentadas. A metodologia adotada permite integrar diferentes estudos, promovendo compreensão ampla do tema. A discussão foi organizada em quatro categorias: I. Promoção e educação em saúde sobre o câncer de colo de útero; II. Rastreamento e diagnóstico precoce; III. Desafios e barreiras nas ações preventivas; IV. Impacto da atuação do enfermeiro na saúde das mulheres. Conclui-se que a saúde das mulheres, especialmente em relação ao câncer de colo de útero, deve ser prioridade no sistema público. Medidas preventivas como o rastreamento regular e o exame de Papanicolau são essenciais para reduzir a mortalidade associada à doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Luiza Nascimento, Universidade Iguaçu

Discente, Universidade Iguaçu. 

Cristiane da Cruz Pereira Ramos, Universidade Iguaçu

Discente, Universidade Iguaçu. 

Daiana Norte Souza, Universidade Iguaçu

Discente, Universidade Iguaçu. 

Regineide Pereira Ribeiro, Universidade Iguaçu

Discente, Universidade Iguaçu. 

Felipe de Castro Felicio, Universidade Iguaçu

Enfermeiro Especialista em Saúde da Família pela UERJ / Urgência e Emergência pela UNINTER / Enfermagem Obstétrica pela FABA / Enfermagem do Trabalho pela UNINTER/ MBA Executivo em Gestão em Saúde pela UCAM / Mestre em Ciências Médicas pela UFF. 

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

6Enfermeiro; Mestre, Doutor e Pós-doutorando em Ciências do Cuidado em Saúde pelo PACCAS/Universidade Federal Fluminense (UFF); Docente na graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Downloads

Publicado

2025-07-03

Como Citar

Nascimento, B. L., Ramos, C. da C. P., Souza, D. N., Ribeiro, R. P., Felicio, F. de C., & Ribeiro, W. A. (2025). ENGAJAMENTO PROATIVO DO ENFERMEIRO FRENTE AO CÂNCER DO COLO UTERINO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 2(01), 135–166. https://doi.org/10.51891/rease.v2i01.19971