GESTÃO DA QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TEFÉ (CEST-UEA)

Autores

  • Wellyton Ferreira da Silva UEA
  • Samuel Rocha do Nascimento UEA
  • Deusamir Pereira UEA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19963

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade. Ferramentas da Qualidade. Eficiência Organizacional.

Resumo

Este artigo teve como objetivo apresentar uma análise sobre os princípios da Gestão da Qualidade e suas aplicações na Secretaria Acadêmica do CEST-UEA. O estudo foi realizado com uma abordagem quali-quantitativa, de natureza básica e com finalidade descritiva. Foi possível identificar insights importantes que revelam uma carência parcial da secretaria acadêmica na utilização de ferramentas da gestão da qualidade, as quais impactam indiretamente na satisfação e nas necessidades acadêmicas. A falta de capacitação dos colaboradores, aliada a uma infraestrutura inadequada, constitui barreira para a plena adoção dessas ferramentas. Embora os acadêmicos percebam os serviços como satisfatórios, ainda existem oportunidades de melhoria na eficiência e agilidade do atendimento. O estudo sugere a implementação de uma gestão da qualidade mais estruturada, a fim de aumentar a satisfação dos alunos e a eficácia dos processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellyton Ferreira da Silva, UEA

Bacharelando em administração na UEA. 

Samuel Rocha do Nascimento, UEA

Bacharelando em administração na UEA.

Deusamir Pereira, UEA

Professor de ensino superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

2025-06-17

Como Citar

Silva, W. F. da, Nascimento, S. R. do, & Pereira, D. (2025). GESTÃO DA QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TEFÉ (CEST-UEA). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 3500–3509. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19963