A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO PALIATIVO GERIÁTRICO: CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM

Autores

  • Karen de Gouveia da Silva Ladislau Universidade Iguaçu
  • Jessica Rodrigues Alves Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu
  • Felipe de Castro Felicio Universidade Iguaçu
  • Fernanda Cardoso Correa Povoa Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v2i01.19956

Palavras-chave:

Humanização. Cuidados Paliativos. Idoso.

Resumo

A humanização dos cuidados paliativos geriátricos visa oferecer uma assistência empática, digna e centrada no idoso em fim de vida, considerando aspectos físicos, emocionais e espirituais. Apesar da relevância, enfrenta desafios como falta de preparo profissional, escassez de recursos e ausência de políticas adequadas. Este trabalho tem como objetivo identificar o papel da enfermagem na promoção da humanização dos cuidados paliativos para idosos, destacando suas contribuições para o bem-estar físico, psicológico, social e espiritual durante o fim de vida. Foi adotada revisão de literatura com os descritores "Humanização", "Cuidados Paliativos" e "Idoso", nas bases BVS (LILACS e BDENF) e Google Acadêmico. Os resultados mostram que a humanização é essencial, destacando o papel central da enfermagem no atendimento holístico. Enfatizam a importância da escuta ativa, empatia, comunicação e respeito à autonomia e individualidade. Contudo, desafios como sobrecarga, escassez de recursos, cultura institucional rígida e impacto emocional dificultam a implementação dessa abordagem. As diferentes perspectivas enriquecem o debate, evidenciando a complexidade e importância da humanização. Conclui-se que a humanização nos cuidados paliativos geriátricos é fundamental para garantir um fim de vida digno e acolhedor, sendo necessário investir em formação e políticas que fortaleçam essa prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen de Gouveia da Silva Ladislau, Universidade Iguaçu

Discente, Universidade Iguaçu. 

Jessica Rodrigues Alves, Universidade Iguaçu

Discente, Universidade Iguaçu. 

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Docente na graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). Enfermeiro; Mestre, Doutor e Pós-doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde pelo PACCAS/Universidade Federal Fluminense (UFF).

Felipe de Castro Felicio, Universidade Iguaçu

Enfermeiro Especialista em Saúde da Família pela UERJ / Urgência e Emergência pela UNINTER / Enfermagem Obstétrica pela FABA / Enfermagem do Trabalho pela UNINTER/ MBA Executivo em Gestão em Saúde pela UCAM / Mestre em Ciências Médicas pela UFF. 

Fernanda Cardoso Correa Povoa, Universidade Iguaçu

Enfermeiro Especialista em Saúde da Família pela UERJ / Urgência e Emergência pela UNINTER / Enfermagem Obstétrica pela FABA / Enfermagem do Trabalho pela UNINTER/ MBA Executivo em Gestão em Saúde pela UCAM / Mestre em Ciências Médicas pela UFF.

Downloads

Publicado

2025-07-03

Como Citar

Ladislau, K. de G. da S., Alves, J. R., Ribeiro, W. A., Felicio, F. de C., & Povoa, F. C. C. (2025). A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO PALIATIVO GERIÁTRICO: CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 2(01), 52–70. https://doi.org/10.51891/rease.v2i01.19956