ESTETOSCÓPIO DO FUTURO: USO DO POCUS NO CATETERISMO VENOSO CENTRAL EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Ana Paula de Oliveira Coelho UNIVASSOURAS
  • Milena Dias Cabral UNIVASSOURAS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19795

Palavras-chave:

Cateterismo Venoso Central. Ultrassonografia. Unidades de Terapia Intensiva.

Resumo

A utilização da Ultrassonografia Point-of-care (POCUS) nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) permite a visualização contínua da agulha antes do Cateterismo Venoso Central (CVC) e assegura a observação precisa do alvo. As complicações relacionadas ao CVC podem ser precoces ou tardias e variam de acordo com o sítio de punção, realização de punção guiada por ultrassonografia e experiência do médico. O objetivo dessa revisão de literatura foi analisar o impacto do uso do POCUS na redução das complicações relacionadas ao CVC nas UTIs. Foi realizada uma revisão através das bases de dados BVS, com os artigos filtrados para a base MEDLINE, e a base PubMed. A busca pelos artigos foi realizada considerando os descritores “catheterization, central venous", “ultrasonography" e “intensive care units", utilizando o operador booleano “AND”. Após a aplicação  de  critérios  de  inclusão  e  de  exclusão, um  total  de 15 artigos científicos foram analisados. Dentre esses, todos os estudos apontam o uso do POCUS com menos taxa de complicações comparado à técnica tradicional com os marcos anatômicos.  Assim, é válido que o POCUS seja incorporado como uma das etapas da técnica de CVC. O instrumento que em breve será o estetoscópio do futuro, fundamental para a prática médica.

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Biografia do Autor

Ana Paula de Oliveira Coelho, UNIVASSOURAS

Discente de medicina da Univassouras-  Univassouras. 

Milena Dias Cabral, UNIVASSOURAS

Docente de medicina da Univassouras- Univassouras.

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

Coelho, A. P. de O., & Cabral, M. D. (2025). ESTETOSCÓPIO DO FUTURO: USO DO POCUS NO CATETERISMO VENOSO CENTRAL EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 1792–1802. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19795