RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NOS CASOS DE BULLYING NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Tássio Gonçalves Baliza UNINASSAU
  • Jullyane França Costa UNINASSAU
  • Ana Beatriz Batista Gomes UNINASSAU
  • Aline Mendes Alves UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19409

Palavras-chave:

Bullying. Escolas Públicas. Omissão. Responsabilidade Civil do Estado.

Resumo

O bullying nas escolas públicas infelizmente é uma realidade ainda muito comum que muitos estudantes enfrentam e que na sua grade maioria acontecem de forma omissa. Muitas das vítimas sofrem em silêncio por vergonha, desconforto ou até mesmo pelo constrangimento e desconforto em razão da exposição constante dos fatos.  Fatos estes que até mesmo possa ter traumatizado de forma significativa e preocupante. O Bullying em escolas acontece por meio de “Brincadeiras de mau gosto” de forma intencional. É uma prática comum de violência física e psicológica que afeta significativamente o ambiente escolar, comprometendo o desenvolvimento saudável dos estudantes Este artigo analisa a responsabilidade civil do Estado diante dos danos causados pelo bullying no âmbito das escolas públicas brasileiras, considerando o dever constitucional de proteção à dignidade da pessoa humana e à integridade física e moral dos alunos. A partir da análise doutrinária, legislativa e jurisprudencial, conclui-se que a omissão estatal frente a esses episódios pode   gerar reparação civil por danos morais e materiais às vítimas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tássio Gonçalves Baliza, UNINASSAU

Pós-graduado em Teoria da Decisão Judicial pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense, Graduado em Direito pela Universidade Federal do Tocantins, professor da UNINASSAU Palmas.

Jullyane França Costa, UNINASSAU

Cursando Direito, Em Uninassau Palmas-TO. 

Ana Beatriz Batista Gomes, UNINASSAU

Cursando Direito, Uninassau Palmas-TO. ⁠

Aline Mendes Alves, UNINASSAU

Cursando Direito, Uninassau Palmas – TO. 

Downloads

Publicado

2025-05-19

Como Citar

Baliza, T. G., Costa, J. F., Gomes, A. B. B., & Alves, A. M. (2025). RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NOS CASOS DE BULLYING NAS ESCOLAS PÚBLICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 4345–4351. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19409