ENTRE A NORMA E A PRÁTICA: A FRAGILIDADE DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA NA PROTEÇÃO DOS ECOSSISTEMAS

Autores

  • Marlon Felipe dos Santos Adão Faculdade de Ilhéus
  • Ittana de Oliveira Lins Faculdade de Ilhéus
  • Dartagnan Plínio Souza Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19373

Palavras-chave:

Legislação ambiental. Ecossistemas. Políticas públicas. Fiscalização. Sustentabilidade.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar a eficácia da legislação ambiental brasileira na proteção dos ecossistemas nacionais. Entre os objetivos específicos, destacam-se: identificar os principais entraves à aplicação das normas ambientais; examinar o impacto das políticas públicas na conservação da biodiversidade e na qualidade ambiental; e avaliar o papel das instituições responsáveis pela fiscalização e cumprimento das leis. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, baseada em revisão bibliográfica e análise documental de legislações, relatórios oficiais, estudos de caso e literatura científica. O tema central da investigação é a distância existente entre o robusto arcabouço normativo ambiental brasileiro e sua limitada efetividade prática na conservação dos ecossistemas. Os resultados indicam que essa lacuna é provocada por fatores como escassez de recursos financeiros e humanos, desarticulação institucional, flexibilizações legislativas e instabilidade nas políticas públicas. Conclui-se que é necessário fortalecer a governança ambiental por meio de investimentos em fiscalização, capacitação técnica e participação social efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Felipe dos Santos Adão, Faculdade de Ilhéus

Professor de Educação física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA)  - Discente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

Ittana de Oliveira Lins, Faculdade de Ilhéus

Engenheira Agrônoma, graduada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA) - Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA)- Co-orientadora - Docente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

Dartagnan Plínio Souza, Faculdade de Ilhéus

Advogado Civilista. Professor. Mestre em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2023) - Orientador - Docente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.  

Downloads

Publicado

2025-05-20

Como Citar

Adão, M. F. dos S., Lins, I. de O., & Souza, D. P. (2025). ENTRE A NORMA E A PRÁTICA: A FRAGILIDADE DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA NA PROTEÇÃO DOS ECOSSISTEMAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 4899–4910. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19373