ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA PEDIÁTRICA: REVISAO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

  • Deyvid Ferreira Martins Centro Universitário Santa Maria
  • Maria Raquel Casimiro UNIFSM
  • Anne Caroline de Souza Centro Universitário Santa Maria
  • Thárcio Ruston Oliveira Braga Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19367

Palavras-chave:

Parada Cardiorrespiratória. Enfermagem Pediátrica. Enfermagem. Criança.

Resumo

INTRODUÇÃO: O enfermeiro, por meio de cuidados prestados, é um profissional essencial e encontra-se capacitado para diagnosticar e atender pacientes com parada cardiorrespiratória, tanto na tomada de decisões para iniciar o atendimento, quanto nos cuidados com medicação, gerando uma boa sistematização da assistência de enfermagem, notadamente em relação aos cuidados com familiares e demais profissionais da equipe. O conhecimento adequado sobre os protocolos de reanimação cardiopulmonar em crianças e de suma importância para lidar com a situação, considerada de emergência, visando um atendimento de sucesso onde o profissional enfermeiro deve conhecer e aplicar as práticas baseadas em evidencias exitosas. Portanto, nesta abordagem teórica, iremos enfatizar conhecimentos acerca da temática, elencando as práticas mais utilizadas. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura baseada na pergunta norteadora: Como a atuação do enfermeiro influencia os desfechos clínicos em crianças durante a parada cardiorrespiratória? com caráter qualitativo e descritivo, sendo desenvolvido a partir de abordagens literárias no banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, LILACS, Scielo, utilizando os descritores: Enfermagem, Parada Cardiorespiratória, Enfermagem pediátrica. Serão analisados os textos focados no assunto-problema. A coleta será realizada entre outubro e novembro do presente ano, tendo como critérios de inclusão estudos de abordagem qualitativa, disponíveis na íntegra, em português, e publicados entre 2017 e 2024 e como critérios de exclusão, foram descartados estudos não disponíveis na íntegra, com abordagem exclusivamente quantitativa, em inglês, ou que não atendiam ao limite temporal estabelecido. RESULTADOS: Os estudos evidenciam que a atuação do enfermeiro é fundamental no atendimento à parada cardiorrespiratória em pediatria, sendo essencial o reconhecimento precoce, a resposta rápida e a correta execução das manobras. A colaboração em equipe, a definição de funções e os treinamentos com simulações realísticas contribuem para melhores desfechos. Além disso, a educação continuada e a prática regular são indispensáveis para manter a qualidade da assistência e reduzir falhas durante as emergências. CONCLUSÃO: É essencial que o enfermeiro esteja sempre preparado para agir em paradas cardiorrespiratórias, mantendo vigilância clínica e adotando medidas imediatas. A constante atualização por meio de treinamentos práticos é indispensável para garantir um atendimento eficaz. Além disso, recomenda-se a ampliação dos estudos sobre o tema, visando aprimorar a formação acadêmica dos futuros profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deyvid Ferreira Martins, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Maria Raquel Casimiro, UNIFSM

Enfermeira. UNIFSM.

Anne Caroline de Souza, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira Especialista pelo Centro Universitário Santa Maria. Docente do Centro Universitário Santa Maria. Cajazeiras - Paraíba, Brasil.

Thárcio Ruston Oliveira Braga, Centro Universitário Santa Maria

Enfermagem. Mestre. Urgência e Emergência.

Downloads

Publicado

2025-05-24

Como Citar

Martins, D. F., Casimiro, M. R., Souza, A. C. de, & Braga, T. R. O. (2025). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA PEDIÁTRICA: REVISAO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 6739–6750. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19367