AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE EJA E SUAS METODOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19262Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. EJA. Teorias Pedagógicas.Resumo
A prática pedagógica no ensino de Jovens e Adultos é o tema central deste estudo. O objetivo principal é investigar como nossas práticas influenciam o processo educacional nesse contexto específico. A justificativa para este estudo reside na importância de compreender como nossas ações como educador impactam diretamente a aprendizagem dos alunos adultos. Autores como Arroyo (2000), Silva (2009) e Soares (2003) oferecem insights valiosos sobre a prática pedagógica na EJA, embasando a fundamentação teórica deste estudo. Para alcançar os objetivos propostos, optou-se por uma abordagem qualitativa, envolvendo observação participante e entrevistas com educadores e alunos da EJA. As análises dos dados serão realizadas por meio da categorização e interpretação dos resultados, utilizando técnicas de análise de conteúdo. Os resultados preliminares destacam a importância da flexibilidade, da contextualização e da valorização da experiência de vida dos alunos na prática pedagógica na EJA. Além disso, evidenciam desafios significativos, como a heterogeneidade do público-alvo, a falta de recursos e a necessidade de formação continuada para os educadores. Esses resultados sugerem a importância de políticas e práticas pedagógicas que promovam uma abordagem inclusiva e sensível às necessidades
específicas dos alunos adultos na EJA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY