AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE EJA E SUAS METODOLOGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19262

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. EJA. Teorias Pedagógicas.

Resumo

A prática pedagógica no ensino de Jovens e Adultos é o tema central deste estudo. O objetivo principal é investigar como nossas práticas influenciam o processo educacional nesse contexto específico. A justificativa para este estudo reside na importância de compreender como nossas ações como educador impactam diretamente a aprendizagem dos alunos adultos. Autores como Arroyo (2000), Silva (2009) e Soares (2003) oferecem insights valiosos sobre a prática pedagógica na EJA, embasando a fundamentação teórica deste estudo. Para alcançar os objetivos propostos, optou-se por uma abordagem qualitativa, envolvendo observação participante e entrevistas com educadores e alunos da EJA. As análises dos dados serão realizadas por meio da categorização e interpretação dos resultados, utilizando técnicas de análise de conteúdo. Os resultados preliminares destacam a importância da flexibilidade, da contextualização e da valorização da experiência de vida dos alunos na prática pedagógica na EJA. Além disso, evidenciam desafios significativos, como a heterogeneidade do público-alvo, a falta de recursos e a necessidade de formação continuada para os educadores. Esses resultados sugerem a importância de políticas e práticas pedagógicas que promovam uma abordagem inclusiva e sensível às necessidades

específicas dos alunos adultos na EJA.

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Biografia do Autor

Diógenes Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador do mestrando em ciências da educação pela Christian Business School. Doutor em biologia pela UFPE. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2025-05-15

Como Citar

Santos, M. E. F. dos S., & Coutinho, D. G. (2025). AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE EJA E SUAS METODOLOGIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 3401–3413. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19262