DO LABORATÓRIO Á CLÍNICA: COMO EXAMES DE ROTINA PODEM REVELAR DIAGNÓSTICOS INESPERADOS

Autores

  • Maria Cecília Bezerra da Silva Instituição de Ensino Superior de Teresina – IEST
  • Maria Beatriz do Nascimento Silva Instituição de Ensino Superior de Teresina – IEST
  • Larissa Gomes dos Santos Instituição de Ensino Superior de Teresina – IEST
  • Antônia Leia do Nascimento Paulino Instituição de Ensino Superior de Teresina – IEST
  • Conceição de Maria Alves da Cunha Instituição de Ensino Superior de Teresina – IEST
  • Lara Priscila Freitas Ferreira AESPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19099

Palavras-chave:

Exames laboratoriais. Diagnóstico precoce. Prevenção de doenças. Promoção da saúde. Medicina preventiva. Triagem. Doenças cardiovasculares. Doenças infecciosas. Saúde pública.

Resumo

Este estudo aborda a importância dos exames laboratoriais de rotina para o diagnóstico precoce de doenças silenciosas e inesperadas, fundamentais para a promoção da saúde e prevenção de doenças. O diagnóstico precoce de condições como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, que muitas vezes não apresentam sintomas evidentes, é essencial para evitar complicações graves e melhorar o prognóstico dos pacientes. Os exames laboratoriais, como hemograma completo, glicemia, colesterol e exames de função renal e hepática, são ferramentas indispensáveis na triagem e no acompanhamento dessas doenças. A realização periódica desses exames permite intervenções precoces, otimizando os tratamentos e reduzindo a morbimortalidade. O estudo também destaca a relevância dos exames no monitoramento de doenças infecciosas e parasitárias, auxiliando no controle epidemiológico e no direcionamento das políticas públicas de saúde. A revisão de literatura envolveu a análise de artigos e teses publicados entre 2020 e 2025, evidenciando o papel crucial dos exames laboratoriais na medicina preventiva, no diagnóstico precoce e no monitoramento de condições de saúde. Conclui-se que a implementação eficaz desses exames, especialmente em regiões com recursos limitados, pode melhorar significativamente os cuidados de saúde e contribuir para uma abordagem mais proativa na preservação da saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Bezerra da Silva, Instituição de Ensino Superior de Teresina – IEST

Acadêmica de Biomedicina, na Instituição de Ensino Superior de Teresina – IEST.

Maria Beatriz do Nascimento Silva, Instituição de Ensino Superior de Teresina – IEST

Acadêmica de Biomedicina, na Instituição de Ensino Superior de Teresina – IEST.

Larissa Gomes dos Santos, Instituição de Ensino Superior de Teresina – IEST

Acadêmica de Biomedicina, na Instituição de Ensino Superior de Teresina – IEST.

Antônia Leia do Nascimento Paulino, Instituição de Ensino Superior de Teresina – IEST

Acadêmica de Biomedicina, na Instituição de Ensino Superior de Teresina – IEST.

Conceição de Maria Alves da Cunha, Instituição de Ensino Superior de Teresina – IEST

Acadêmica de Biomedicina, na Instituição de Ensino Superior de Teresina – IEST.

Lara Priscila Freitas Ferreira, AESPI

Orientadora. Mestre em Farmacologia. Ensino Superior do Piauí-AESPI.

Downloads

Publicado

2025-05-10

Como Citar

Silva, M. C. B. da, Silva, M. B. do N., Santos, L. G. dos, Paulino, A. L. do N., Cunha, C. de M. A. da, & Ferreira, L. P. F. (2025). DO LABORATÓRIO Á CLÍNICA: COMO EXAMES DE ROTINA PODEM REVELAR DIAGNÓSTICOS INESPERADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2404–2419. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19099