O ECLIPSE SOLAR ANELAR COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ASTRONOMIA EM PERITORÓ-MA

Autores

  • Raimundo Cazuza da Silva Neto UEMA
  • Ezequias da Silva e Silva UEMA
  • Fátima Stela Bezerra Viana Barbosa UTIC
  • Francy Glede Cazuza Líma UEMA
  • Raimundo Alves Viana Centro de Ensino João Mohana
  • João Veras Félix Neto UEMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.18974

Palavras-chave:

Eclipse solar. Ensino de Astronomia. Aprendizagem significativa.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de ensino de Astronomia fundamentada na observação do eclipse solar anelar ocorrido em 14 de outubro de 2023, na cidade de Peritoró-MA. O fenômeno astronômico foi utilizado como recurso didático no desenvolvimento de um projeto interdisciplinar com estudantes do ensino médio. A proposta envolveu diversas etapas metodológicas: aulas expositivas, seminários, aplicação de questionários, palestras com especialistas, construção de óculos de proteção com filtro de soldador nº 14 e, por fim, a observação direta do eclipse com o uso de telescópio e dos óculos confeccionados. A atividade integrou teoria e prática, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico e do interesse dos alunos pelas Ciências da Natureza, em especial pela Astronomia. O trabalho também destacou a importância da segurança na observação de fenômenos solares e a valorização da cultura científica local. A culminância do projeto evidenciou a eficácia das metodologias ativas na promoção da aprendizagem significativa, segundo os pressupostos teóricos de David Ausubel. Como resultado, observou-se maior engajamento dos estudantes, ampliação dos conhecimentos astronômicos e fortalecimento da relação entre escola e comunidade. Conclui-se que o eclipse solar, enquanto fenômeno natural raro e impactante, constitui-se em excelente oportunidade para o ensino contextualizado e interdisciplinar, capaz de despertar a curiosidade e fomentar a alfabetização científica em ambientes escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Cazuza da Silva Neto, UEMA

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática, Renoen/UEMA. Mestre em Ensino de Física, MNPEF/IFMA. Professor de Matemática e Física da Escola Estadual Centro de Ensino João Mohana, em Peritoró/Maranhão. Coordenador do projeto Ensino de Astronomia.

Ezequias da Silva e Silva, UEMA

Licenciado em Matemática pela UEMA, Bacharel em Teologia pela FAEPI, Especialista em docência do Ensino Superior, ISEPRO, Especialista em Gestão e supervisão escolar, UNISABER, Coordenador da Casa da Cultura de Peritoró-MA.

Fátima Stela Bezerra Viana Barbosa, UTIC

Doutora em Ciências da Educação - UTIC; Mestrado em Ciências da Educação (2013), revalidação pela Universidade Federal do Ceará, graduação em LICENCIADA EM PEDAGOGIA pela Universidade Regional do Cariri (2005) ,FILOSOFIA pela Faculdade Evangélica do Meio Norte, e em Formação Teológica pela Faculdade de Teologia Hokemãh (2005). Ex gestora Regional de Educação da URE de Codó-MA. Professora universitária e escritora maranhense.

Francy Glede Cazuza Líma, UEMA

Licenciada em português e inglês pela UEMA, Especialista em docência do Ensino Superior, ISEPRO, Especialista em Gestão e supervisão escolar, gestora geral do Centro de Ensino João Mohana de Peritoró-MA.

Raimundo Alves Viana, Centro de Ensino João Mohana

Licenciado em Geografia pela UEMA, gestor adjunto do Centro de Ensino João Mohana e professor da Rede estadual e Municipal de Educação de Peritoró-MA.

João Veras Félix Neto, UEMA

Licenciado em português pela UEMA, Especialista em Língua Portuguesa e Gestão e orientação escolar, professor da rede pública estadual e municipal do Maranhão.

Downloads

Publicado

2026-02-02

Como Citar

Silva Neto, R. C. da, Silva, E. da S. e, Barbosa, F. S. B. V., Líma, F. G. C., Viana, R. A., & Félix Neto, J. V. (2026). O ECLIPSE SOLAR ANELAR COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ASTRONOMIA EM PERITORÓ-MA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–18. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.18974