UM BREVE RELATO SOBRE O FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO NO MUNDO MODERNO

Autores

  • João Victor do Rêgo Barros Borba
  • Abner Apolinário da Silva Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco
  • Jonailza Alves de Oliveira Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco
  • Ronnei Prado Lima UFPE
  • Maria Segunda Gomes de Lima Tribunal de Justiça de Pernambuco
  • Flávia Leite do Rêgo Barros Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18962

Palavras-chave:

Fundamentalismo religioso. Secularização. Política externa. Neopentecostalismo. Democracia.

Resumo

Este trabalho analisa o fenômeno do fundamentalismo religioso no mundo moderno, a partir do impacto dos atentados de 11 de setembro de 2001, da Revolução Iraniana e da ascensão do neopentecostalismo no Brasil. A investigação parte da crítica à tese da secularização, que previa o declínio da religião frente à modernidade. Com base em autores como Huntington, Fox e Armstrong, demonstra-se que a religião, longe de desaparecer, ressurge como força política e identitária, especialmente em contextos de crise social, econômica e existencial. O texto destaca o uso da religião como elemento legitimador de discursos e práticas políticas, com ênfase na política externa do governo Bolsonaro e sua relação com Israel. Discute-se também a presença midiática e a expansão evangélica no Brasil, bem como os efeitos disso sobre a democracia, a pluralidade e os direitos humanos. O fundamentalismo é compreendido não apenas como fenômeno violento, mas como reação à modernidade e expressão de disputas por hegemonia cultural e religiosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Victor do Rêgo Barros Borba

Analista de Políticas do Governo do Canadá. Mestrado em Ciência Política e bacharelado em Relações Internacionais. Expertise inclui comércio internacional, assuntos intergovernamentais e econômicos. Sua pesquisa se concentra em assuntos internacionais e como a fé se cruza com a política.

Abner Apolinário da Silva, Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco

Juiz de Direito, Titular do Quarto Tribunal do Júri da Capital do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. Bacharel em Direito e Especialista em Direito Penal e Processual Penal.

Jonailza Alves de Oliveira, Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco

Especialista no Direito da Criança e do Adolescente e no Tribunal do Júri, Bacharela em Direito, atualmente Assessora de Magistrado do Quarto Tribunal do Júri da Capital do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. 

Ronnei Prado Lima, UFPE

Professor 1 da prefeitura municipal do Ipojuca e de Camaragibe. Especialista em História da África FUNESO. Mestre em História pela UFPE, núcleo de pesquisa do mundo Atlântico. Membro do NEAB/ UFPE, Pesquisador CEA/UFPE. Membro do grupo de estudos África 70 e do ABE África. Atualmente é Coordenador de EJA da Prefeitura do Ipojuca. 

Maria Segunda Gomes de Lima, Tribunal de Justiça de Pernambuco

Juíza de Direito da Segunda Vara de Acidentes do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Bacharel em Direito e Letras, Especialista Em Direito Penal e Processual Penal, Direito da Saúde e Mestranda em Direito na Universidade Católica de Pernambuco. 

Flávia Leite do Rêgo Barros, Universidade Federal de Pernambuco

Professora I da Prefeitura da Cidade do Recife  - Especialização em História do Brasil e Gestão Escolar, Coordenadora Pedagógica e Mestranda em Direitos Humanos  na Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente em Função Técnica Pedagógica, Bacharel em Direito com ênfase em Direito Penal e Processual Penal. 

Downloads

Publicado

2025-04-25

Como Citar

Borba, J. V. do R. B., Silva, A. A. da, Oliveira, J. A. de, Lima, R. P., Lima, M. S. G. de, & Barros, F. L. do R. (2025). UM BREVE RELATO SOBRE O FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO NO MUNDO MODERNO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 3150–3164. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18962