DO ENSINO TRADICIONAL AO DIGITAL: O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Silvane Teresinha da Silva Prestes de Oliveira Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos eni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18927

Palavras-chave:

Tecnologia educacional. Ensino remoto. Aprendizagem digital. Pandemia. Inovação pedagógica.

Resumo

A tecnologia tem desempenhado um papel importante na educação, promovendo transformações nos processos de ensino e aprendizagem, possibilita a diversificação de metodologias e em muitas delas o estudante consegue ser mais protagonista da sua aprendizagem. A pandemia de COVID-19 acelerou esse processo, muitas ferramentas digitais utilizadas pelos professores naquele período continuaram presentes nas salas de aula, o ensino remoto, o ensino híbrido também se tornou uma realidade global. Este artigo discute a evolução tecnológica na educação, os desafios e oportunidades trazidos pela pandemia e as perspectivas para o futuro da educação mediada pela tecnologia. Para tanto, foram utilizadas referências teóricas que abordam a relação entre tecnologia e educação, estudos sobre os impactos da pandemia nesse contexto e pesquisas realizadas com professores e estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvane Teresinha da Silva Prestes de Oliveira, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Maria Pricila Miranda dos Santos, eni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Docente do Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Oliveira, S. T. da S. P. de, & Santos, M. P. M. dos. (2025). DO ENSINO TRADICIONAL AO DIGITAL: O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 3738–3748. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18927