A LGPD E O VÍCIO DE CONSENTIMENTO: PROTEGENDO OS DADOS PESSOAIS EM AMBIENTES VIRTUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18862

Palavras-chave:

LGPD. Vício de consentimento. Dados pessoais. Plataformas digitais. Proteção de dados.

Resumo

A crescente digitalização das interações sociais e comerciais impulsionou a coleta massiva de dados pessoais por plataformas digitais, trazendo à tona preocupações relevantes sobre a validade do consentimento fornecido pelos usuários. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) surgiu como resposta normativa a esse cenário, instituindo o consentimento como uma das principais bases legais para o tratamento de dados. No entanto, a obtenção deste consentimento nem sempre ocorre de forma livre, informada e inequívoca, sendo muitas vezes comprometida por vícios como engano, coação ou falta de clareza nas interfaces digitais. Este artigo analisa o conceito de vício de consentimento sob a ótica do Direito Civil e sua aplicação no contexto da LGPD, destacando as estratégias utilizadas pelas plataformas para obtenção de dados e as consequências jurídicas da violação dos direitos dos titulares. A metodologia utilizada baseia-se em revisão bibliográfica e documental, visando contribuir para uma compreensão crítica das fragilidades na efetivação do consentimento digital e a importância do fortalecimento de mecanismos de governança e transparência no tratamento de dados pessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Jesus Batista, UNITINS

Acadêmica de Direto da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Graduada em Comunicação Social -Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Karine Alves Gonçalves Mota, UNITINS

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela UNIMAR. Professora de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4370194488852160. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6820-470X.

Downloads

Publicado

2025-04-23

Como Citar

Batista, A. de J., & Mota, K. A. G. (2025). A LGPD E O VÍCIO DE CONSENTIMENTO: PROTEGENDO OS DADOS PESSOAIS EM AMBIENTES VIRTUAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 2835–2853. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18862