PROJETO LEITURA SOLIDÁRIA: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DO ACESSO À LITERATURA EM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Autores

  • Viviany Figueiredo do Nascimento Lima
  • Piedley Macedo Saraiva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18834

Palavras-chave:

Leitura infantil. Inclusão social. Desenvolvimento cognitivo.

Resumo

O projeto "Leitura Solidária" foi desenvolvido para fomentar a leitura e proporcionar acesso a livros para crianças em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelo Orfanato Jesus Maria José, em Juazeiro do Norte, Ceará. Este estudo investigou o impacto do acesso à literatura infantil e infantojuvenil no desenvolvimento educacional, social e emocional dessas crianças, utilizando uma abordagem qualitativa com observação direta, entrevistas semiestruturadas e análise documental. A leitura na infância desempenha um papel crucial no desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais, estimulando a criatividade, ampliando o vocabulário e promovendo a inclusão social. Muitas crianças em situação de vulnerabilidade não têm acesso a livros, limitando seu desenvolvimento. O "Leitura Solidária" busca suprir essa necessidade, promovendo a leitura como ferramenta de aprendizado e inclusão. Os resultados mostraram um impacto significativo no engajamento das crianças com a leitura, melhorando a atenção, o vocabulário e o desempenho escolar. As atividades de leitura ajudaram as crianças a desenvolver suas habilidades socioemocionais e a comunidade local foi mobilizada, aumentando a visibilidade do orfanato. Desafios incluem a necessidade de diversificar os livros e implementar avaliações de impacto em longo prazo. Futuros trabalhos podem explorar a replicação do modelo em outras instituições e a incorporação de tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviany Figueiredo do Nascimento Lima

Estudante do curso de Gestão Comercial.

Piedley Macedo Saraiva

Professor do curso de administração. 

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

Lima, V. F. do N., & Saraiva, P. M. (2025). PROJETO LEITURA SOLIDÁRIA: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DO ACESSO À LITERATURA EM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 2565–2573. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18834