PROJETO LEITURA SOLIDÁRIA: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DO ACESSO À LITERATURA EM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18834Palavras-chave:
Leitura infantil. Inclusão social. Desenvolvimento cognitivo.Resumo
O projeto "Leitura Solidária" foi desenvolvido para fomentar a leitura e proporcionar acesso a livros para crianças em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelo Orfanato Jesus Maria José, em Juazeiro do Norte, Ceará. Este estudo investigou o impacto do acesso à literatura infantil e infantojuvenil no desenvolvimento educacional, social e emocional dessas crianças, utilizando uma abordagem qualitativa com observação direta, entrevistas semiestruturadas e análise documental. A leitura na infância desempenha um papel crucial no desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais, estimulando a criatividade, ampliando o vocabulário e promovendo a inclusão social. Muitas crianças em situação de vulnerabilidade não têm acesso a livros, limitando seu desenvolvimento. O "Leitura Solidária" busca suprir essa necessidade, promovendo a leitura como ferramenta de aprendizado e inclusão. Os resultados mostraram um impacto significativo no engajamento das crianças com a leitura, melhorando a atenção, o vocabulário e o desempenho escolar. As atividades de leitura ajudaram as crianças a desenvolver suas habilidades socioemocionais e a comunidade local foi mobilizada, aumentando a visibilidade do orfanato. Desafios incluem a necessidade de diversificar os livros e implementar avaliações de impacto em longo prazo. Futuros trabalhos podem explorar a replicação do modelo em outras instituições e a incorporação de tecnologias digitais.
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