O TRABALHO EM EQUIPE E OS DASAFIOS VIVENCIADOS POR ATORES EDUCACIONAIS QUE ATUAM EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Autores

  • Enoque Estevão Gomes Christian Business School
  • Amanda Micheline Amador de Lucena UFCG
  • Carla Maria Dantas Oliveira UFCG
  • Márcia Maria Bezerra Guimarães UFPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18817

Palavras-chave:

Gestão. Atribuições. Comprometimento.

Resumo

É necessário que a equipe escolar abrace o projeto, objetivos e metas delineada para a Escola, para que o serviço ofertado seja qualidade e atenda a todos. O comprometimento da equipe no âmbito escolar refere-se ao grau de envolvimento, dedicação e responsabilidade que os membros de uma equipe escolar, incluindo professores, gestores, demais colaboradores e até estudantes, demonstram em relação aos objetivos, metas e valores da instituição educacional. O Regimento Escolar é um documento norteador que deve estar alinhado com a Legislação e ser conhecido e seguido por àqueles que são regidos por esse documento. Considerando a importância do engajamento dos agentes educacionais e de sua consciência quanto as atribuições/funções que deve exercer na instituição de ensino onde atua, objetivou-se com esse estudo descrever se os atores educacionais de cinco Escolas Estaduais de Pernambuco têm atuado de forma eficiente e articulada ao Decreto nº 48.477, de 26 de dezembro de 2019.  Para isso, uma pesquisa de campo foi desenvolvida em Escolas Públicas localizada em Municípios do Estado de Pernambuco. Os sujeitos pesquisados foram gestores, assistentes de gestão, secretários, educadores de apoio, analistas educacionais, totalizando 20 sujeitos. O instrumento para coleta de dados foi o questionário e, os dados foram apresentados com abordagem qualiquantitativa. Constatou-se que os atores educacionais que desenvolvem suas atividades nas cinco escolas incluídas no referido estudo, apresentaram diferentes percepções quanto ao desenvolvimento de suas ações, atribuições relacionadas a sua função e ao engajamento e colaboração dos envolvidos no processo educacional e, nesse contexto a gestão escolar deve buscar estratégias para sensibilizar/conscientizar os atores educacionais quanto a necessidade de desempenharem de forma eficiente as suas funções e sobretudo ofertar a formação continuada para todos àqueles que colaboram de forma direta ou indireta para o processo educacional.

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Biografia do Autor

Enoque Estevão Gomes, Christian Business School

Doutor em Ciências da Educação (Christian Business School).

Amanda Micheline Amador de Lucena, UFCG

2Graduada em pedagogia e doutora em Recursos Naturais (UFCG).

Carla Maria Dantas Oliveira, UFCG

3Graduada em História e Mestre em Ciências Sociais (UFCG).

Márcia Maria Bezerra Guimarães, UFPB

4Graduada em Ciências Biológicas e doutora em Agronomia (UFPB).

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Publicado

2025-04-16

Como Citar

Gomes, E. E., Lucena, A. M. A. de, Oliveira, C. M. D., & Guimarães, M. M. B. (2025). O TRABALHO EM EQUIPE E OS DASAFIOS VIVENCIADOS POR ATORES EDUCACIONAIS QUE ATUAM EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 2357–2372. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18817