TEORIA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA E LITERÁRIA DA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ESTÁGIO DOCÊNCIA II ( ENSINO MÉDIO)

Autores

  • Edrely Ferreira Calderaro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Débora Cristina Castro Duarte Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jader Fontenelle
  • Guilherme da Silva Mota Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jader Fontenelle
  • Lara Cibelly Porto da Silva Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jader Fontenelle
  • Marcos Douglas de Castro Sampaio Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jader Fontenelle
  • Priscila Morais de Lima Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jader Fontenelle
  • Cleidison Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18796

Palavras-chave:

Regência. Dissertação. Prática. Teoria. Ensino.

Resumo

O artigo explora a experiência de estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Educação do Campo, destaca a importância da integração entre teoria e prática na formação docente, enfatizando a relevância do estágio como uma oportunidade de imersão na realidade educacional. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Jader Barbalho, em Santarém, Pará, envolvendo alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio. A metodologia adotada focou na produção de textos dissertativos argumentativos, com o tema “Programa Pé-de-meia”, um incentivo financeiro do governo federal para manter os estudantes nas escolas. A análise dos textos dos alunos revelou desafios na estruturação, argumentação e uso da linguagem, destacando a necessidade e compreensão do tema. Portanto contribui e discute a importância da produção textual dos alunos como ferramenta de avaliação de suas habilidades de articulação de ideias e expressão escrita, como também, a compreensão da formação docente no contexto da educação do campo, destacando a importância da prática pedagógica aliada à teoria.

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Biografia do Autor

Edrely Ferreira Calderaro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduanda em Licenciatura em Educação do Campo. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Santarém. 

Débora Cristina Castro Duarte, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jader Fontenelle

Estudante do Ensino Médio. Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jader Fontenelle, Barbalho. 

Guilherme da Silva Mota, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jader Fontenelle

Estudante do Ensino Médio. Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jader Fontenelle, Barbalho. 

Lara Cibelly Porto da Silva, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jader Fontenelle

Estudante do Ensino Médio. Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jader Fontenelle Barbalho. 

Marcos Douglas de Castro Sampaio, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jader Fontenelle

Estudante do Ensino Médio. Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jader Fontenelle Barbalho. 

Priscila Morais de Lima, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jader Fontenelle

Estudante do Ensino Médio. Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jader Fontenelle, Barbalho. 

Cleidison Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutor em Educação – professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Santarém. 

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Publicado

2025-04-14

Como Citar

Calderaro, E. F., Duarte, D. C. C., Mota, G. da S., Silva, L. C. P. da, Sampaio, M. D. de C., Lima, P. M. de, & Santos, C. (2025). TEORIA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA E LITERÁRIA DA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ESTÁGIO DOCÊNCIA II ( ENSINO MÉDIO). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 2031–2039. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18796