TEORIA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA E LITERÁRIA DA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ESTÁGIO DOCÊNCIA II ( ENSINO MÉDIO)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18796Palavras-chave:
Regência. Dissertação. Prática. Teoria. Ensino.Resumo
O artigo explora a experiência de estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Educação do Campo, destaca a importância da integração entre teoria e prática na formação docente, enfatizando a relevância do estágio como uma oportunidade de imersão na realidade educacional. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Jader Barbalho, em Santarém, Pará, envolvendo alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio. A metodologia adotada focou na produção de textos dissertativos argumentativos, com o tema “Programa Pé-de-meia”, um incentivo financeiro do governo federal para manter os estudantes nas escolas. A análise dos textos dos alunos revelou desafios na estruturação, argumentação e uso da linguagem, destacando a necessidade e compreensão do tema. Portanto contribui e discute a importância da produção textual dos alunos como ferramenta de avaliação de suas habilidades de articulação de ideias e expressão escrita, como também, a compreensão da formação docente no contexto da educação do campo, destacando a importância da prática pedagógica aliada à teoria.
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