DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DIGITAL E GLOBALIZADA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18776Palavras-chave:
Formação docente. Educação Digital. Globalização. Tecnologias Educacionais. Práticas Pedagógicas.Resumo
A presente pesquisa emerge de inquietações sobre os impasses que transpassam as transformações educacionais provocadas pela era digital e globalizada, analisando os desafios enfrentados pelos professores e alunos na adaptação às novas tecnologias. O estudo busca compreender como a introdução das Tecnologias Digitais impactam no cotidiano escolar. O Objetivo principal é fomentar aos professores a importância da inclusão tecnológica no meio educacional utilizando uma abordagem exploratória baseada em entrevistas com docentes e discentes, identificando os principais entraves e oportunidades na implementação das tecnologias digitais no ambiente escolar. O desenvolvimento do estudo aponta que a prática docente tradicional tem sido desafiada pela digitalização do ensino, exigindo novas estratégias pedagógicas que favoreçam a autonomia e o protagonismo dos alunos. Os resultados das entrevistas demonstram que os docentes reconhecem a importância da tecnologia na educação, mas apontam dificuldades na adaptação das metodologias, nas estruturas educacionais na formação dos docentes. Conclui-se que, para que a educação digital e globalizada seja eficaz, é fundamental o investimento em políticas públicas que garantam acesso igualitário às tecnologias, além da formação contínua de professores para a aplicação pedagógica dos recursos digitais, possibilitando um ensino mais inclusivo e alinhado às necessidades contemporâneas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY