AVALIAÇÃO DAS POTENCIALIDADES DOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS (MOOCS): FORMAÇÃO DOCENTE COLABORATIVA EM REDE

Autores

  • Fabiana Soares Dos Santos Poschi Centro Universitário  da Região da Campanha
  • Sandra Dutra Piovesan Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1873

Palavras-chave:

Aprendizagem colaborativa. Formação continuada. Conectiviso.

Resumo

O estudo versa sobre a modalidade de curso MOOCs (Cursos Online Abertos e Massivos) com foco em conhecer suas potencialidades para a formação continuada de docentes acadêmicos, inserindo estes em um sistema de educação colaborativa e em rede. A pesquisa aponta as características dos MOOCs, os fundamentos da criação, às relações entre adesão, complexidade e conectivismo nestes ambientes de aprendizagem; e verifica o que a literatura científica revela sobre o predomínio da inteligência coletiva no desenvolvimento dos MOOCs. Utiliza método de revisão integrativa de literatura, um estudo do tipo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa. O estudo concluiu que o contexto dos MOOCs favorece experiências mediadas, devido o alargamento das dimensões espaços-temporais de comunicação entre os indivíduos. Positiva-se a hipótese destacada que os MOOCs são instrumentos eficazes para o desencadeamento de uma aprendizagem cooperativa, favorecendo a democratização do conhecimento, e o exercício da inteligência coletiva no domínio educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Soares Dos Santos Poschi, Centro Universitário  da Região da Campanha

Professora de Educação Infantil, séries iniciais e de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos EJA. Graduada em Letras/Espanhol e Respectivas Literaturas pelo Centro Universitário  da Região da Campanha -URCAMP, pós-graduada em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, mestranda no Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino pela Universidade Federal do Pampa  -UNIPAMPA (Campus Bagé RS). Orcid:https://orcid.org/0000-0001-6939-5133. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8577754176214206. Email: fabyysoares2014@gmail.com.

Sandra Dutra Piovesan, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Informática em Educação. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta (2006), graduação em Programa Especial de Graduação e Formação de Professores pela Universidade Federal de Santa Maria, equivalente a Licenciatura em Computação (2012) , Mestrado em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora na Universidade Federal do Pampa, curso de Engenharia de Computação e Mestrado em Ensino. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem Formais e Autômatos, Educação à Distância, Informática na Educação e Ambientes Imersivos.. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3175-867X. Email: sandrapiovesan@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Poschi, F. S. D. S. ., & Piovesan, S. D. . (2021). AVALIAÇÃO DAS POTENCIALIDADES DOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS (MOOCS): FORMAÇÃO DOCENTE COLABORATIVA EM REDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 112–122. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1873