GESTÃO PÚBLICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Adair Leffa Benck Centro Universitário Única
  • Berenilson Marca de Oliveira UNINTER
  • Davi Guterres Nunes Faculdade Sogipa
  • Fábio Cidade Miranda Faculdade IBRA
  • Ricardo Porto de Souza Centro Universitário ETEP
  • Roberto Farias Mattos Filho Unifael

Palavras-chave:

: Política educacional. Educação superior. Nova Gestão Pública.

Resumo

O presente livro digital, intitulado Gestão Pública em Instituições de Ensino Superior, tem como objetivo aprofundar a compreensão sobre as transformações recentes no campo da administração pública brasileira, com foco especial nas instituições de ensino superior federais. A partir de uma análise crítica e fundamentada, busca-se evidenciar os principais marcos que configuraram uma nova racionalidade na gestão pública educacional, especialmente no contexto do ensino superior.

Este trabalho foi concebido a partir da necessidade de compreender como os paradigmas da Nova Gestão Pública (NGP) influenciaram a formulação e implementação de políticas públicas educacionais voltadas às universidades federais. A análise aqui desenvolvida não se restringe ao plano teórico, mas se articula com dados concretos, dispositivos legais e experiências práticas vivenciadas por essas instituições nas últimas décadas. O intuito é oferecer ao leitor um panorama amplo, profundo e contextualizado das mudanças ocorridas na administração das universidades federais, principalmente a partir dos anos 2000.

Ao longo da obra, discutem-se três pilares centrais dessa transformação. No primeiro capítulo, intitulado "A Nova Gestão Pública (NGP): Uma nova forma de gestão para os serviços públicos", apresenta-se a gênese da NGP, um modelo de administração inspirado nas práticas do setor privado que busca introduzir nas instituições públicas os conceitos de eficiência, eficácia, economicidade, responsabilização por resultados e avaliação de desempenho. Aborda-se, ainda, como essas ideias foram importadas e adaptadas ao contexto brasileiro, especialmente no âmbito da educação superior pública.

O segundo capítulo, "O Reuni: nova forma de gerir as universidades federais brasileiras", dedica-se ao estudo do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído em 2007. Este capítulo analisa de forma minuciosa os objetivos, princípios e desdobramentos desse programa, compreendendo-o como uma estratégia governamental que ampliou o acesso ao ensino superior e, ao mesmo tempo, demandou novas formas de gestão administrativa, pedagógica e financeira por parte das universidades. O Reuni é entendido como um marco decisivo no processo de reconfiguração da gestão universitária, pois implicou diretamente em mudanças na estrutura organizacional e na cultura institucional das universidades federais.

No terceiro capítulo, "O contrato de gestão: uma nova estratégia de modernização da gestão pública", explora-se o instrumento jurídico-político do contrato de gestão, utilizado como ferramenta para formalizar compromissos entre os gestores públicos e os órgãos de controle e financiamento. São abordadas suas implicações para a autonomia universitária, os mecanismos de avaliação e prestação de contas, e as novas exigências de planejamento estratégico e indicadores de desempenho. Este capítulo reflete sobre os limites e as potencialidades dos contratos de gestão como ferramentas de accountability e de governança institucional nas universidades públicas.

A obra foi estruturada com o intuito de servir como material de apoio para estudantes, pesquisadores, gestores públicos, servidores das universidades federais e demais interessados nos temas da administração pública e das políticas educacionais. Ao proporcionar uma abordagem crítica e bem fundamentada, espera-se que este livro contribua para ampliar o debate sobre os rumos da gestão pública educacional no Brasil, especialmente em um momento em que se discute o papel do Estado, a qualidade da educação superior e os desafios da gestão democrática e eficiente nas instituições públicas.

A leitura deste livro digital, portanto, convida à reflexão sobre os caminhos já trilhados e os futuros possíveis para a gestão das universidades públicas brasileiras, numa perspectiva comprometida com a ampliação do acesso, a garantia da qualidade acadêmica e o fortalecimento da função social do ensino superior.

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Biografia do Autor

Adair Leffa Benck, Centro Universitário Única

Centro Universitário Única (Licenciatura em Ciências Sociais). Faculdade Conexão. (Gestão do Sistema Prisional).

Berenilson Marca de Oliveira, UNINTER

Tecnólogo em Gestão Pública (UNINTER). Graduado em Ciências Sociais (Faculdade Única). Graduando em Direito (Estácio). Pós-Graduado em Direitos Humanos e em Gestão de Políticas Públicas (Faculdade São Luíz).

Davi Guterres Nunes, Faculdade Sogipa

Graduando em Bacharel em Ed Fisica.  Faculdade Sogipa Famerco de Ed. Fisica.

Fábio Cidade Miranda, Faculdade IBRA

Graduado em História - Licenciatura Plena. Graduando em Letras\Língua Portuguesa - Faculdade IBRA. Graduando em Ciências Sociais - Faculdade IBRA. Pós-Graduando em Gestão em Segurança Pública - Faculdade IBRA.

Ricardo Porto de Souza, Centro Universitário ETEP

Licenciado em Ciências Sociais. Centro Universitário ETEP. Tecnólogo em Gestão de Segurança Pública (Unisul). Pós-Graduação Gestão de Segurança Pública IPMIG. Pós-Graduação em Gestão Pública IPMIG. Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior IPMIG.

Roberto Farias Mattos Filho, Unifael

Tecnólogo em Gestão Pública. Unifael (Faculdade Educacional da Lapa).

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Publicado

2025-04-10

Como Citar

Benck, A. L., Oliveira, B. M. de, Nunes, D. G., Miranda, F. C., Souza, R. P. de, & Mattos Filho, R. F. (2025). GESTÃO PÚBLICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 20–62. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/18728

Edição

Seção

E-books

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