GESTÃO PÚBLICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
: Política educacional. Educação superior. Nova Gestão Pública.Resumo
O presente livro digital, intitulado Gestão Pública em Instituições de Ensino Superior, tem como objetivo aprofundar a compreensão sobre as transformações recentes no campo da administração pública brasileira, com foco especial nas instituições de ensino superior federais. A partir de uma análise crítica e fundamentada, busca-se evidenciar os principais marcos que configuraram uma nova racionalidade na gestão pública educacional, especialmente no contexto do ensino superior.
Este trabalho foi concebido a partir da necessidade de compreender como os paradigmas da Nova Gestão Pública (NGP) influenciaram a formulação e implementação de políticas públicas educacionais voltadas às universidades federais. A análise aqui desenvolvida não se restringe ao plano teórico, mas se articula com dados concretos, dispositivos legais e experiências práticas vivenciadas por essas instituições nas últimas décadas. O intuito é oferecer ao leitor um panorama amplo, profundo e contextualizado das mudanças ocorridas na administração das universidades federais, principalmente a partir dos anos 2000.
Ao longo da obra, discutem-se três pilares centrais dessa transformação. No primeiro capítulo, intitulado "A Nova Gestão Pública (NGP): Uma nova forma de gestão para os serviços públicos", apresenta-se a gênese da NGP, um modelo de administração inspirado nas práticas do setor privado que busca introduzir nas instituições públicas os conceitos de eficiência, eficácia, economicidade, responsabilização por resultados e avaliação de desempenho. Aborda-se, ainda, como essas ideias foram importadas e adaptadas ao contexto brasileiro, especialmente no âmbito da educação superior pública.
O segundo capítulo, "O Reuni: nova forma de gerir as universidades federais brasileiras", dedica-se ao estudo do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído em 2007. Este capítulo analisa de forma minuciosa os objetivos, princípios e desdobramentos desse programa, compreendendo-o como uma estratégia governamental que ampliou o acesso ao ensino superior e, ao mesmo tempo, demandou novas formas de gestão administrativa, pedagógica e financeira por parte das universidades. O Reuni é entendido como um marco decisivo no processo de reconfiguração da gestão universitária, pois implicou diretamente em mudanças na estrutura organizacional e na cultura institucional das universidades federais.
No terceiro capítulo, "O contrato de gestão: uma nova estratégia de modernização da gestão pública", explora-se o instrumento jurídico-político do contrato de gestão, utilizado como ferramenta para formalizar compromissos entre os gestores públicos e os órgãos de controle e financiamento. São abordadas suas implicações para a autonomia universitária, os mecanismos de avaliação e prestação de contas, e as novas exigências de planejamento estratégico e indicadores de desempenho. Este capítulo reflete sobre os limites e as potencialidades dos contratos de gestão como ferramentas de accountability e de governança institucional nas universidades públicas.
A obra foi estruturada com o intuito de servir como material de apoio para estudantes, pesquisadores, gestores públicos, servidores das universidades federais e demais interessados nos temas da administração pública e das políticas educacionais. Ao proporcionar uma abordagem crítica e bem fundamentada, espera-se que este livro contribua para ampliar o debate sobre os rumos da gestão pública educacional no Brasil, especialmente em um momento em que se discute o papel do Estado, a qualidade da educação superior e os desafios da gestão democrática e eficiente nas instituições públicas.
A leitura deste livro digital, portanto, convida à reflexão sobre os caminhos já trilhados e os futuros possíveis para a gestão das universidades públicas brasileiras, numa perspectiva comprometida com a ampliação do acesso, a garantia da qualidade acadêmica e o fortalecimento da função social do ensino superior.
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