A ARTE DE ENCANTAR, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E SUBGÊNEROS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA TRANSDISCIPLINAR DE LETRAMENTO NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16934Palavras-chave:
Letramento. História em Quadrinhos. Competências leitoras. Aprendizagem.Resumo
Um dos grandes desafios enfrentados nas escolas pelos professores, especialmente da Educação Básica, é ensinar a leitura para os alunos na perspectiva do letramento nessa era globalizada. Dentre esses desafios está a necessidade de novas metodologias nas práticas de leitura e escrita para o desenvolvimento de competências leitoras. Dessa forma, este trabalho de pesquisa foca as histórias em quadrinhos e seus gêneros no contexto escolar. As Histórias em Quadrinhos – HQs, têm ganhado cada vez mais espaço, fazendo uso de variações temáticas na arte sequencial e com personagens diversificados. Assim, a partir desse novo olhar, defendemos a seguinte tese: as HQs são consideradas como importante material de leitura e até como fonte de assimilação de assuntos variados no âmbito interdisciplinar. Assim, esse estudo tem por objetivo: melhorar as práticas de leitura e escrita com enfoque nas HQS e seus subgêneros como apoio didático nas séries iniciais do Ensino Médio. Para tanto, utilizamos como método: Delineada como pesquisa transversal, de abordagem quantitativa e qualitativa. Consiste, quanto à sua natureza, uma pesquisa básica com objetivos exploratória, descritiva, bibliográfica e de campo, com dados analisados a partir dos estudos de Lakatos e Marconi (2003), Cervo, Bervian, e Silva, (2007) , Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e outros. Com abordagem do problema qualitativa e quantitativa. Os dados para análise foram coletados com a aplicação de questionários com perguntas a alunos e professores acerca das impressões do gênero história em quadrinho como também a aplicação de sequência didática como plano de intervenção. Foi constatado que as experiências vivenciadas com o uso das HQs e seus gêneros como melhoria das dificuldades de leitura e escrita pode sim ser um instrumento viável como recurso pedagógico no processo de aprendizagens significativas, confirmando as hipóteses da pesquisa. Por fim, confirma-se que o trabalho com as HQs e seus subgêneros, sendo utilizadas em práticas cognitivas de letramento, ajuda a minimizar as dificuldades de leitura e escrita dos discentes das séries iniciais do ensino médio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY