COMPETÊNCIA EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE DO INCIDENTE DE DESLOCAMENTO JURISDICIONAL

Autores

  • Anny Gabriela Martins de Abreu Universidade de Gurupi
  • Laylla Fernanda Lopes da Silva Universidade de Gurupi

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16746

Palavras-chave:

Incidente de Deslocamento de Competência. Direitos humanos. jurisdição e melhoria.

Resumo

O Incidente de Deslocamento de Competência (IDC), introduzido pela Emenda Constitucional n° 45, representa uma tentativa inovadora de fortalecer a proteção dos direitos humanos no Brasil, permitindo a transferência de casos de graves violações da esfera estadual para a federal. No entanto, sua implementação tem enfrentado desafios e críticas, levantando questões sobre sua eficácia e compatibilidade jurídica. A falta de clareza nos critérios para acionar o IDC e a compatibilidade jurídica. A falta de careza nos critérios para acionar o IDC e a limitação na abordagem das violações mais abrangentes são pontos de controvérsia. Este estudo propõe melhorias, incluindo a definição precisa dos critérios de aplicação, o estabelecimento de mecanismos de supervisão e revisão, e a promoção da cooperação entre as instâncias estadual e federal. Ao aprimorar o IDC, busca-se alcançar uma proteção mais abrangente e efetiva dos direitos humanos no Brasil, em consonância com os princípios legais e internacionais.

Biografia do Autor

Anny Gabriela Martins de Abreu, Universidade de Gurupi

Graduanda em Direito, Universidade de Gurupi. 

Laylla Fernanda Lopes da Silva, Universidade de Gurupi

Docente do curso de direito, Universidade de Gurupi. Servidora Pública; Especialista em Direito Médico e Bioética; Mestranda em Estudos Jurídicos com ênfase em Direito Internacional.

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Abreu, A. G. M. de, & Silva, L. F. L. da. (2024). COMPETÊNCIA EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE DO INCIDENTE DE DESLOCAMENTO JURISDICIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 2983–2998. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16746