IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE E TRATAMENTO DE MANIFESTAÇÕES BUCAIS ESPECÍFICAS EM PACIENTES COM BULIMIA NERVOSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16742

Palavras-chave:

Bulimia Nervosa. Manifestações Bucais. Diagnóstico Precoce. Tratamento.

Resumo

A bulimia nervosa é descrita na literatura como um transtorno alimentar que permanece associado com importantes manifestações bucais que acarreta aos pacientes danos físicos, psicológicos e sociais. A problemática analisada busca investigar: como diagnosticar precocemente e tratar adequadamente as manifestações bucais que se apresentam em pacientes com bulimia nervosa? Neste contexto, o objetivo geral deste estudo é compreender as alterações bucais específicas em pacientes bulímicos, visando o diagnóstico precoce e tratamento adequado. Os objetivos são: descrever os principais aspectos clínicos da bulimia nervosa; identificar os sinais e sintomas bucais mais frequentes em pacientes com bulimia nervosa; apresentar alternativas de tratamento odontológico para minimizar os danos orais causados pela bulimia nervosa. Com isso, foi realizada uma revisão da literatura de artigos científicos, teses e dissertações coletados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico, mediante o uso dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): bulimia nervosa e manifestações bucais. Foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos nacionais e internacionais; disponibilizados na íntegra; e publicados nos últimos 10 anos, de 2014 a 2024. O estudo demonstrou que pacientes com bulimia nervosa podem desenvolver diferentes manifestações bucais, sendo as mais frequentes as erosões dentárias como a perimólise. Outros sinais destacados nos estudos incluem: lesões no palato mole; cárie e sensibilidade dentária; gengivite; doença periodontal; sialose; hipossalivação; xerostomia; bruxismo e quadros heterogêneos de dor. Quanto mais graves forem essas manifestações, mais crônico será o quadro clínico do paciente, necessitando de intervenções mais complexas. O diagnóstico precoce dessas manifestações pelo cirurgião dentista possibilita a implementação de uma abordagem multidisciplinar, assegurando uma atuação conjunta com outros profissionais, ampliando as oportunidades de reabilitação do paciente.

Biografia do Autor

Laizza Almeida Costa, FACISA

Graduanda em Odontologia na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA, em Itamaraju (BA).

Florival Costa Junior, FACISA

Graduado em Odontologia no Centro Universitário Maurício de Nassau; Especialista em odontologia hospitalar e saúde coletiva; Mestre em saúde, ambiente e biodiversidade; Doutorando em saúde coletiva.

Emanuel Vieira Pinto, FACISA

Mestre em Gestão. Social, Educação e Desenvolvimento Regional no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré -UNIVC (2012-2015). Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Vale do Cricaré. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Possui graduação em Sociologia pela Universidade Paulista (2017-2020). Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia. Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do sistema E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP. Orcid: 0000-0003-1652-8152. 

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Costa, L. A., Costa Junior, F., & Pinto, E. V. (2024). IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE E TRATAMENTO DE MANIFESTAÇÕES BUCAIS ESPECÍFICAS EM PACIENTES COM BULIMIA NERVOSA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 3057–3075. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16742