IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE E TRATAMENTO DE MANIFESTAÇÕES BUCAIS ESPECÍFICAS EM PACIENTES COM BULIMIA NERVOSA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16742

Palabras clave:

Bulimia Nervosa. Manifestações Bucais. Diagnóstico Precoce. Tratamento.

Resumen

A bulimia nervosa é descrita na literatura como um transtorno alimentar que permanece associado com importantes manifestações bucais que acarreta aos pacientes danos físicos, psicológicos e sociais. A problemática analisada busca investigar: como diagnosticar precocemente e tratar adequadamente as manifestações bucais que se apresentam em pacientes com bulimia nervosa? Neste contexto, o objetivo geral deste estudo é compreender as alterações bucais específicas em pacientes bulímicos, visando o diagnóstico precoce e tratamento adequado. Os objetivos são: descrever os principais aspectos clínicos da bulimia nervosa; identificar os sinais e sintomas bucais mais frequentes em pacientes com bulimia nervosa; apresentar alternativas de tratamento odontológico para minimizar os danos orais causados pela bulimia nervosa. Com isso, foi realizada uma revisão da literatura de artigos científicos, teses e dissertações coletados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico, mediante o uso dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): bulimia nervosa e manifestações bucais. Foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos nacionais e internacionais; disponibilizados na íntegra; e publicados nos últimos 10 anos, de 2014 a 2024. O estudo demonstrou que pacientes com bulimia nervosa podem desenvolver diferentes manifestações bucais, sendo as mais frequentes as erosões dentárias como a perimólise. Outros sinais destacados nos estudos incluem: lesões no palato mole; cárie e sensibilidade dentária; gengivite; doença periodontal; sialose; hipossalivação; xerostomia; bruxismo e quadros heterogêneos de dor. Quanto mais graves forem essas manifestações, mais crônico será o quadro clínico do paciente, necessitando de intervenções mais complexas. O diagnóstico precoce dessas manifestações pelo cirurgião dentista possibilita a implementação de uma abordagem multidisciplinar, assegurando uma atuação conjunta com outros profissionais, ampliando as oportunidades de reabilitação do paciente.

Biografía del autor/a

Laizza Almeida Costa, FACISA

Graduanda em Odontologia na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA, em Itamaraju (BA).

Florival Costa Junior, FACISA

Graduado em Odontologia no Centro Universitário Maurício de Nassau; Especialista em odontologia hospitalar e saúde coletiva; Mestre em saúde, ambiente e biodiversidade; Doutorando em saúde coletiva.

Emanuel Vieira Pinto, FACISA

Mestre em Gestão. Social, Educação e Desenvolvimento Regional no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré -UNIVC (2012-2015). Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Vale do Cricaré. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Possui graduação em Sociologia pela Universidade Paulista (2017-2020). Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia. Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do sistema E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP. Orcid: 0000-0003-1652-8152. 

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Costa, L. A., Costa Junior, F., & Pinto, E. V. (2024). IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE E TRATAMENTO DE MANIFESTAÇÕES BUCAIS ESPECÍFICAS EM PACIENTES COM BULIMIA NERVOSA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 3057–3075. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16742