A RELAÇÃO BIDIRECIONAL ENTRE DOENÇA PERIODONTAL E DIABETES MELLITUS: IMPACTOS NA SAÚDE BUCAL E SISTÊMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16598

Palavras-chave:

Doença periodontal. Diabetes mellitus. Saúde bucal.

Resumo

O presente estudo propõe discorrer sobre a estreita relação entre doença periodontal e diabetes mellitus. Pesquisas epidemiológicas mostram que o diabetes aumenta o risco e a severidade da doença periodontal, e a mesma quando não tratada, pode interferir no controle glicêmico de pacientes diabéticos. Cujo problema é: Quais os impactos que a relação entre a doença periodontal e o diabetes mellitus tem na saúde bucal e sistêmica? Analisando esse contexto, o presente estudo foi norteado tendo como objetivo geral analisar a relação bidirecional entre doença periodontal e diabetes mellitus e os impactos dessa relação na saúde bucal e sistêmica, os objetivos específicos pautados foram identificar os mecanismos envolvidos na fisiopatologia da doença periodontal associada ao diabetes mellitus; compreender o impacto do diabetes mellitus na saúde periodontal; investigar o impacto da doença periodontal no diabetes mellitus e avaliar a eficácia da terapia periodontal no controle glicêmico de pacientes diabéticos. Essa metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e conduzido pela abordagem qualitativa, como base de dados para consulta utilizou-se a SciELO, LILACS via BVS e PubMed, de artigos científicos, tese de doutorado, livros relevantes e site. Por fim, os resultados desse estudo sugere, seguramente, a relação bidirecional entre a doença periodontal e o diabetes mellitus, onde o diabetes é um fator de risco para a doença periodontal e, por sua vez, a doença periodontal prejudica o controle glicêmico, tendo a terapia periodontal como adjuvante no controle metabólico de pacientes diabéticos.

Biografia do Autor

Jamile Donadia de Barros, FACISA

Graduanda em Odontologia na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, em Itamaraju (BA).

Danilo Sales Costa, FACISA

Especialista em Periodontia e Implantodontia- UNIAVAM. Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas- FACISA. Formação acadêmica pela Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR, em Vitoria da Conquista.

Emanuel Vieira Pinto, FACISA

Mestre em Gestão.  Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do  Cricaré -UNIVC  (2012 -2015).  Especialista em Docência   do   Ensino   Superior   Faculdade   Vale   do   Cricaré   Possui   graduação   em   Biblioteconomia E Documentação pela   Universidade   Federal   da   Bahia (2009).   Possui   graduação   em   Sociologia   pela Universidade Paulista (2017-2020) Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia.  Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do  sistema  E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC FACISA. Avaliadorda Educação Superior no BASis MEC/INEP. Orcid: 0000-0003-1652-8152.

 

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

Barros, J. D. de, Costa, D. S., & Pinto, E. V. (2024). A RELAÇÃO BIDIRECIONAL ENTRE DOENÇA PERIODONTAL E DIABETES MELLITUS: IMPACTOS NA SAÚDE BUCAL E SISTÊMICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 1333–1355. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16598