A PEDAGOGIA E O CAMINHO TECNOLÓGICO: PERSPECTIVAS E IMPACTOS

Autores

  • Vânia Gonçalves Khéde da Silva Universidad Columbia Del Paraguay
  • Alessandra Pícoli FATESF
  • Elisandra Marques Ferreira Frauches Universidade Castelo Branco
  • Karla Burguez Barcelo MUST
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Venina Davel Secchin Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16563

Resumo

Esse estudo analisa os impactos e as perspectivas causados pelas inovações tecnológicas na educação, bem como na educação, apontando a tecnologia como facilitadora para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que garantam a melhoria da aprendizagem, não desconsiderando os desafios a serem enfrentados, diariamente. As perspectivas e os impactos desse avanço tecnológico levaram a uma reflexão sobre a trajetória histórica desse evento; a prática pedagógica; a tecnologia e a autonomia pedagógica e os impactos e as perspectivas nesse caminho. A abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e explanatório foi a escolhida para elaboração dessa pesquisa, baseada em teóricos que já se aprofundaram no assunto, como também, em documentos oficiais, obras e sites recomendáveis. É imprescindível que a relação estabelecida entre a escola e a tecnologia seja firmada, considerando-se que a tecnologia é um instrumento que veio para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Vânia Gonçalves Khéde da Silva, Universidad Columbia Del Paraguay

Mestre em Ciência da Educação. Universidad Columbia Del Paraguay. 

Alessandra Pícoli, FATESF

Pós-Graduada em Alfabetização e Letramento. Faculdade De Tecnologia São Francisco (FATESF).

Elisandra Marques Ferreira Frauches, Universidade Castelo Branco

Pós-Graduada em Gestão Escolar Integradora: Supervisão, Orientação e Inspeção Educacional. Universidade Castelo Branco.

Karla Burguez Barcelo, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação Must University (MUST).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Venina Davel Secchin, Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras

Pós-Graduada em Alfabetização e Letramento Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – Facel.

 

Downloads

Publicado

2024-10-31

Como Citar

Silva, V. G. K. da, Pícoli, A., Frauches, E. M. F., Barcelo, K. B., Santos, S. M. A. V., & Secchin, V. D. (2024). A PEDAGOGIA E O CAMINHO TECNOLÓGICO: PERSPECTIVAS E IMPACTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 5868–5881. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16563