CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE: A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16245Palavras-chave:
Educação Física. Formação Docente. Currículo.Resumo
O objetivo do presente artigo é analisar a relação entre o currículo, a formação e a prática docente na Educação Física Escolar, destacando as contribuições sociais agregadas no compromisso ético de uma atuação reflexiva. O contexto do trabalho docente na Educação Física Escolar exige do profissional conhecimentos, que não se delimitam a uma prática meramente técnica e racional. Nesse sentido, refletimos brevemente sobre o contexto histórico da Educação Física no Brasil, o currículo como território de disputa e a formação docente na prática da Educação Física Escolar. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de revisão bibliográfica, na qual foram selecionados livros e periódicos disponibilizados em bases de dados de acesso público: Scielo e Google Acadêmico desenvolvidos em um intervalo de tempo do vintênio de 2000 a 2020. Com isso compreendeu-se que o campo da Educação Física começa pela compreensão de sua amplitude. Não se limitando apenas à prática esportiva, a Educação Física abrange uma gama diversificada de conhecimentos, incluindo aspectos teóricos, práticos e pedagógicos. Nesse sentido, a reflexão sobre as bases curriculares envolve a necessidade de atualização constante, incorporando novas abordagens, tecnologias e pesquisas que contribuam para uma formação mais atualizada e relevante.
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