CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE: A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16245

Palavras-chave:

Educação Física. Formação Docente. Currículo.

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar a relação entre o currículo, a formação e a prática docente na Educação Física Escolar, destacando as contribuições sociais agregadas no compromisso ético de uma atuação reflexiva. O contexto do trabalho docente na Educação Física Escolar exige do profissional conhecimentos, que não se delimitam a uma prática meramente técnica e racional. Nesse sentido, refletimos brevemente sobre o contexto histórico da Educação Física no Brasil, o currículo como território de disputa e a formação docente na prática da Educação Física Escolar. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de revisão bibliográfica, na qual foram selecionados livros e periódicos disponibilizados em bases de dados de acesso público: Scielo e Google Acadêmico desenvolvidos em um intervalo de tempo do vintênio de 2000 a 2020. Com isso compreendeu-se que o campo da Educação Física começa pela compreensão de sua amplitude. Não se limitando apenas à prática esportiva, a Educação Física abrange uma gama diversificada de conhecimentos, incluindo aspectos teóricos, práticos e pedagógicos. Nesse sentido, a reflexão sobre as bases curriculares envolve a necessidade de atualização constante, incorporando novas abordagens, tecnologias e pesquisas que contribuam para uma formação mais atualizada e relevante.

Biografia do Autor

Ana Flávia Magalhães Coelho Castro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Educação – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). https://orcid.org/0009-0007-8473-7040. 

Emanuel de Paula Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Orcid: https://orcid.org/0009-0003-4026-8597. 

Carolina Goulart Coelho, Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências da Atividade Física – Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Docente da Universidade de Vassouras (Univassouras – campus Maricá). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9127-3789. 

Rafael Carvalho da Silva Mocarzel, Universidade de Vassouras

Doutorado em Ciências do Desporto – Universidade do Porto (UP – Portugal). Docente da Universidade de Vassouras (Univassouras – campus Maricá). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9480- 826X. 

 

Downloads

Publicado

2024-10-22

Como Citar

Castro, A. F. M. C., Pereira, E. de P., Coelho, C. G., & Mocarzel, R. C. da S. (2024). CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE: A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 3429–3441. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16245