A RELEVÂNCIA DO FARMACÊUTICO NO ESPORTE EM RELAÇÃO AO DOPING: UM PAPEL FUNDAMENTAL PARA PREVENÇÃO

Autores

  • Bhrenda Eduarda e Silva Celestino UNIG
  • Sebastian Rinaldi Neto UNIG
  • Leonardo Guimarães de Andrade UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16198

Palavras-chave:

Doping. Esporte. Farmacêutico. Prevenção.

Resumo

O doping, definido como o uso de substâncias ilícitas ou práticas antiéticas para melhorar o desempenho dos atletas, é uma prática antiga que compromete a saúde dos competidores e a integridade das competições esportivas. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância do farmacêutico desportivo na prevenção do uso de substâncias proibidas, destacando suas responsabilidades no monitoramento, aconselhamento e educação dos atletas. A metodologia adotada foi uma revisão de literatura, de natureza qualitativa, que buscou identificar, selecionar e analisar publicações científicas relacionadas ao tema, com foco em artigos publicados entre 2018 e 2024. A conclusão do estudo reforça que o farmacêutico desempenha um papel crucial na promoção da ética no esporte, educando atletas e suas equipes sobre os riscos associados ao doping e garantindo o uso seguro de medicamentos. Além disso, a colaboração entre farmacêuticos e equipes de saúde multidisciplinares é fundamental para assegurar competições mais justas e seguras, evidenciando a necessidade de fortalecer essa área de atuação no contexto esportivo.

Biografia do Autor

Bhrenda Eduarda e Silva Celestino, UNIG

Aluna do Curso de Farmácia na Universidade Iguaçu- UNIG, Nova Iguaçu, RJ.

Sebastian Rinaldi Neto, UNIG

Orientador Professor do Curso de Farmácia na Universidade Iguaçu- UNIG, Nova Iguaçu, RJ.

Leonardo Guimarães de Andrade, UNIG

Coorientador Professor do Curso de Farmácia na Universidade Iguaçu- UNIG, Nova Iguaçu, RJ. 

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

Celestino, B. E. e S., Rinaldi Neto, S., & Andrade, L. G. de. (2024). A RELEVÂNCIA DO FARMACÊUTICO NO ESPORTE EM RELAÇÃO AO DOPING: UM PAPEL FUNDAMENTAL PARA PREVENÇÃO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2835–2848. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16198