EDUCAR PARA FORMAÇÃO HUMANA: ONDE INTEGRAÇÃO E EMANCIPAÇÃO SE ENCONTRAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15946

Palavras-chave:

Educação. Emancipação. Integração.

Resumo

O presente trabalho volta-se sobre a temática da Educação formadora e busca por meio de um recorte filosófico, e a partir da pesquisa bibliográfica, refletir sobre a relação entre um paradigma integrador da realidade e potenciais emancipatórios do pensamento. Em primeiro lugar partiremos do recorte crítico do pensamento decolonial, no intuito de evidenciar os limites do pensamento dicotômico da cultura ocidental, enquanto ponto de partida para se pensar uma educação libertadora. Em segundo lugar, abordaremos dois referenciais de pensamento que nos ajudam a pensar a relação entre educador e educando de forma integrada e criativa, a saber: a filosofia espinosana e a filosofia da diferença. 

Biografia do Autor

Viviane Mayumi Resende Uenaka, UNESP

Graduada em Direito, Mestra em Filosofia pela UNESP-Marília, Doutoranda em Educação pela UNESP-Marília. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-8227-8849. 

Camila Rodrigues Batista Neta, UNESP

Licenciada em Pedagogia pela UNESP, campus de Presidente Prudente - SP e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Unesp, Campus de Marília. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-8052-6474. 

Jessyca Eiras Jatobá Santos, UNESP

Mestra em Filosofia e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Unesp, Campus de Marília. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2262-9761.

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

Uenaka, V. M. R., Batista Neta, C. R., & Santos, J. E. J. (2024). EDUCAR PARA FORMAÇÃO HUMANA: ONDE INTEGRAÇÃO E EMANCIPAÇÃO SE ENCONTRAM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2881–2892. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15946