O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DO DEFICIENTE VISUAL: EM BUSCA DE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM INCLUSIVO E SIGNIFICATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15824

Palavras-chave:

Tecnologia assistiva. Deficiência visual. Alfabetização. Processo de ensino e aprendizagem. Inclusão. Aprendizagem significativa.

Resumo

Este artigo aborda o uso de tecnologia assistiva no processo de alfabetização de alunos com deficiência visual, com o objetivo de promover um ensino e aprendizagem inclusivo e significativo, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural. A pesquisa, de cunho qualitativo e baseada em revisão bibliográfica, investiga os principais recursos da tecnologia assistiva disponíveis, analisa as barreiras enfrentadas por esses alunos e propõe estratégias pedagógicas que possam integrar essa tecnologia ao ambiente escolar. Os resultados indicam que a tecnologia assistiva desempenha um papel crucial na alfabetização de alunos com deficiência visual, conforto melhorias significativas no ensino e na aprendizagem. Recursos como softwares de leitura de tela, lupas eletrônicas e dispositivos de braille são essenciais, mas a implementação enfrenta desafios, incluindo a falta de treinamento para professores e resistência à adaptação dos métodos tradicionais. As estratégias pedagógicas recomendadas incluem a integração gradual da tecnologia assistiva, formação contínua dos educadores e colaboração com especialistas. Conclui-se que, ao integrar uma tecnologia assistiva de forma estruturada e alinhada à Teoria Histórico-Cultural, é possível criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e qualitativo, garantindo que todos os alunos possam alcançar seu potencial máximo.

Biografia do Autor

Andriel dos Santos Rodrigues, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação pela Christian Business School (CBS) Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST) Professor em Paço do Lumiar.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Professor Orientador da Christian Business School (CBS). https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.  Doutor em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE.

Adriana Aparecida Rodrigues, UNIFATECIE

Professora Orientadora do Centro Universitário UniFatecie (UNIFATECIE). Doutorado em Educação. Universidade Estadual de Maringá (UEM) 

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Rodrigues, A. dos S., Coutinho, D. J. G., & Rodrigues, A. A. (2024). O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DO DEFICIENTE VISUAL: EM BUSCA DE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM INCLUSIVO E SIGNIFICATIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 3786–3800. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15824