INCLUSÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DOS DESAFIOS ENCONTRADOS NO COTIDIANO PROFISSIONAL

Autores

  • Micaelly Nogueira de Carvalho da Cruz Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15777

Palavras-chave:

Educação. Tecnologias. Desafios.

Resumo

 A tecnologia está em todas as áreas da sociedade, da saúde à educação, da família ao meio social, em todas as camadas sociais, não há como não se deparar com uma realidade tecnológica que se impõe. O ser humano precisa lidar com os avanços dos recursos tecnológicos, compreendendo suas utilidades e seus entraves, dando conta das barreiras criadas por uma ferramenta que se institui como algo que aproxima pessoas e mundos. O presente artigo tem como objetivo analisar os desafios encontrados com a inclusão tecnológica na educação. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico com a finalidade de fundamentar os dados obtidos através de um questionário semiestruturado, com vinte e quatro perguntas que foram feitas a duas professoras do ensino fundamental, sendo uma da rede particular e a outra da rede pública de ensino. O contato foi feito via WhatsApp. Através dos dados apresentados, podemos observar que muitos são os desafios a serem ultrapassados pelos profissionais da educação, sejam esses pessoais, sociais e estruturais da escola. Contudo, há o reconhecimento de que as tecnologias apresentam pontos positivos que facilitam o processo de aprendizagem. Desse modo, entende-se que lidar com os entraves do cotidiano profissional é algo necessário para um bem comum da comunidade escolar.

Biografia do Autor

Micaelly Nogueira de Carvalho da Cruz, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Docente da Pós-graduação em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. Doutora em Geografia pela UFPE. 

Downloads

Publicado

2024-09-24

Como Citar

Cruz, M. N. de C. da, & Santos, M. P. M. dos. (2024). INCLUSÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DOS DESAFIOS ENCONTRADOS NO COTIDIANO PROFISSIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 3023–3029. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15777