A LUDICIDADE E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA

Autores

  • Ozivania Lopes da Silva Veni Creator Christian University
  • Josefa Simone de Barros Universidade Del Sol
  • Aline Daniela Alves Viégas Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15652

Palavras-chave:

Brincar. Crianças. Escrita.

Resumo

A ludicidade, através de brincadeiras, jogos e atividades ao ar livre, permite que as crianças encontrem maneiras de lidar com conflitos diários nas instituições de educação infantil. Esse processo fomenta a construção de novos conhecimentos, explorando e criando possibilidades de aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Segundo Pernambuco (2019), é essencial tratar as crianças como sujeitos integrais, desenvolvendo-se por meio das interações sociais e brincadeiras. As Interações e Brincadeiras são eixos centrais do Currículo de Pernambuco, devendo ser valorizadas e respeitadas na Educação Infantil. Este artigo tem como objetivo apresentar a ludicidade como fio condutor para o desenvolvimento da leitura e escrita na educação infantil. A metodologia utilizada é um relato de experiência que revela a beleza e os desafios do desenvolvimento do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Os resultados indicam que, com metodologias assertivas e estímulos adequados, as crianças conseguem aprender o sistema notacional da escrita alfabética de maneira significativa e sem sofrimento.

Biografia do Autor

Ozivania Lopes da Silva, Veni Creator Christian University

Mestranda pela Veni Creator Professora, atuando como Coordenadora Municipal da Educação Infantil do Município de Toritama. Pós-graduada em Educação Infantil pela UFPE. Pedagogia pela Universidade ISEF. 

Josefa Simone de Barros, Universidade Del Sol

Mestranda em Ciências da Educação - Universidade Del Sol Pós-graduada em Gestão e coordenação Pedagógica Professora dos anos Iniciais Atuando como Coordenadora Pedagógica na Escola Elisete Borba da Silva - Toritama PE. Pedagoga pela universidade Internacional de Curitiba UNINTER.

Aline Daniela Alves Viégas, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator University Professora Universitária dos cursos de enfermagem, psicologia, ciências biológicas e educação física, e farmacêutica clínica. Belo Jardim – PE. Pós-graduada em Citologia Clínica (UFPE)farmacêutica, formada na ASCES - UNITA (Caruaru)

Downloads

Publicado

2024-09-16

Como Citar

Silva, O. L. da, Barros, J. S. de, & Viégas, A. D. A. (2024). A LUDICIDADE E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 2056–2065. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15652