MICROAGULHAMENTO NO TRATAMENTO DO MELASMA: ATUALIZAÇÃO

Autores

  • Fabiane Pera Almeida Faculdades Metropolitanas
  • Larissa Lisum Cavasini Fernandes Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Gabriel Lima de Freitas Faculdades Metropolitanas Unidas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15487

Palavras-chave:

Melasma. Microagulhamento. Terapias Combinadas. Tratamento Dermatológico.

Resumo

Devido às repercussões negativas do melasma na qualidade de vida dos pacientes, a atenção dos pesquisadores encontra-se direcionada para a descoberta de novas opções terapêuticas devido ao seu curso recorrente e refratário. Em vista disso, objetivou-se apresentar as evidências disponíveis na literatura sobre a eficácia terapêutica e segurança clínica da técnica de microagulhamento para o tratamento do melasma, na tentativa de ampliar o conhecimento sobre as descobertas recentes. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, por meio de buscas nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS) e Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), adotando um recorte temporal entre os anos de 2014 a 2024. As evidências disponíveis confirmaram a eficácia e segurança terapêutica do microagulhamento no tratamento do Melasma, seja como monoterapia ou combinado com ácido tranexâmico tópico,  vitamina C e laser de CO2 fracionado, com indicação de uso posterior de tretinoína, hidroquinona e Fluocinolona acetonida e protetor solar. Tais achados são condizentes com os resultados de revisões sistemáticas de literatura realizadas anteriormente, que utilizaram instrumentos validados para a avaliação da diminuição no escore de gravidade da hiperpigmentação.

Biografia do Autor

Fabiane Pera Almeida, Faculdades Metropolitanas

Discente, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU). 

Larissa Lisum Cavasini Fernandes, Faculdades Metropolitanas Unidas

Discente, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Gabriel Lima de Freitas, Faculdades Metropolitanas Unidas

Docente, graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e especialista em Cosmetologia e Estética Avançada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Downloads

Publicado

2024-09-04

Como Citar

Almeida, F. P., Fernandes, L. L. C., & Freitas, G. L. de. (2024). MICROAGULHAMENTO NO TRATAMENTO DO MELASMA: ATUALIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 625–639. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15487