TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH)

Autores

  • Raquel Maria Navarro Fundação Hospitalar Alfredo da Matta
  • Tatiana Pereira Nazaré Vieira Fundação Hospitalar Alfredo da Matta
  • Zeca Manuel Salimo Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15443

Palavras-chave:

Avaliação psicológica.TDAH. Terapia – cognitivo comportamental. TCC.

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) é o distúrbio neurocomportamental mais comum da infância. Embora possa ter tratamento, ainda não está totalmente difundido o quanto a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ajudar o indivíduo a manejar os sintomas desse transtorno. Considerando esse fato, este trabalho buscou apresentar e discutir a eficácia do tratamento clínico do TDAH. Para tal propósito, foi realizada uma revisão de literatura, se utilizando de estudos publicados nos últimos cinco anos, com ressalva de autores clássicos e de estudos importantes. Os resultados obtidos poderão contribuir para ampliação do universo informacional de pesquisadores da área, assim como para uma prática clínica pautada nos preceitos éticos e técnicos da ciência psicológica. Foi possível verificar a importância da utilização da terapia cognitivo comportamental, como abordagem psicoterapêutica com melhores resultados para esse tipo de transtorno e a importância da avaliação neurológica para a verificação da necessidade de prescrição medicamentosa, além de outras alternativas de tratamento que tem apresentado resultados efetivos. Os resultados apontaram a importância da TCC para o tratamento do TDAH, sendo esta a técnica mais eficaz para o tratamento, proporcionando uma melhor qualidade de vida para o indivíduo com TDAH e a sua família.

Biografia do Autor

Raquel Maria Navarro, Fundação Hospitalar Alfredo da Matta

Mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas em Convênio com o Instituto de Pesquisa Leônidas & Maria Deane-FIOCRUZ Amazônia, Manaus-Brasil. Psicóloga e Neuropsicóloga da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta, Manaus-Brasil.

Tatiana Pereira Nazaré Vieira, Fundação Hospitalar Alfredo da Matta

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário do Norte – UniNorte. Funcionária da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta, Manaus-Brasil. 

Zeca Manuel Salimo, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas em convênio com a Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado, Manaus-Brasil. Professor e Pesquisador da Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio, Nampula-Moçambique.

Downloads

Publicado

2024-08-28

Como Citar

Navarro, R. M., Vieira, T. P. N., & Salimo, Z. M. (2024). TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3681–3711. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15443