INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15239

Palavras-chave:

Inclusão Escolar. Práticas Pedagógicas. Tecnologias Assistivas.

Resumo

Este artigo investiga as intervenções pedagógicas nas salas de aula para promover a inclusão de alunos com deficiência. O objetivo é analisar as práticas adotadas pelos professores, identificar desafios e avaliar a eficácia das estratégias. Utilizou-se um desenho metodológico misto, com abordagem quantitativa e qualitativa. Foram selecionadas amostras de escolas públicas e privadas de diferentes regiões, e os dados foram coletados por questionários, entrevistas semiestruturadas e observações diretas. A análise envolveu técnicas estatísticas descritivas e análise temática. Os resultados mostraram que a maioria dos professores realiza adaptações curriculares e usa tecnologias assistivas, mas enfrenta desafios como falta de recursos e resistência à mudança. Cerca de 78% dos professores modificam conteúdos e 65% utilizam tecnologias assistivas. A formação contínua está associada a uma maior eficácia nas práticas inclusivas. As intervenções têm um impacto positivo na inclusão, melhorando o desempenho acadêmico e social dos alunos. No entanto, é necessário superar barreiras como a falta de recursos e suporte institucional. Recomenda-se investir em formação e apoio contínuos para aprimorar a inclusão escolar.

Biografia do Autor

Denise Aparecida de Souza Picinin, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação, UNEATLANTICO. 

Elane Mugrabi de Oliveira, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação, UNEATLANTICO. 

Dalzirene Dantas de Holanda, World University

Dalzirene Dantas de Holanda, Mestranda em Ciências da Educação, World University Ecumenta. 

Erika Joaquina Barboza Martins, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação, UNEATLANTICO. 

Belardino Souza Pedreira Neto, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação, UNEATLANTICO. 

Paulo Roberto Ribeiro de Lima, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação, UNEATLANTICO. 

Alexandra Pereira Goulart, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação, UNEATLANTICO. 

Denise Soares Fontes, Universidade Anhanguera

Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial Educação com Ênfase nos Anos Fundamental II e Médio, Universidade Anhanguera.

Cristiane Carinhato, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação, UNEATLANTICO. 

Bernardete de Santana Ximenes, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação, UNEATLANTICO. 

Silvana Maria Santos, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação, UNEATLANTICO. 

Roseni Lima Borges, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação, UNEATLANTICO. 

 

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

Picinin, D. A. de S., Oliveira, E. M. de, Holanda, D. D. de, Martins, E. J. B., Pedreira Neto, B. S., Lima, P. R. R. de, … Borges, R. L. (2024). INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS E DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 1839–1851. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15239